Page 22 - Guia do laboratório de matemática
P. 22

m)






                                Wolframalpha: https://www.wolframalpha.com/
                    3.2 Atividades Práticas - Anos Iniciais
                    Na sequência, apresentamos possibilidades de construções no Laboratório de
                    Matemática com um roteiro da prática sugerida e ainda os vídeos explicativos
                    referentes às práticas apresentadas.
                    As competências e habilidades apresentadas nas seções a seguir foram retiradas
                    do documento Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista (2019).
                    Consideramos a habilidade de maior abrangência para o segmento.

                    3.2.1 Jogo Esconde Formas
                    Apresentação: o jogo “Esconde Formas” trabalha o raciocínio lógico dos estu-
                    dantes, auxiliando na organização do pensamento e na concentração, o que irá
                    colaborar com o processo de aprendizagem em diferentes momentos. Foi feita
                    uma adaptação para a construção das placas coloridas e planificadas.
                    O material original pode ser encontrado em:  https://oficinadoaprendiz.com.
                    br/produto/esconde-formas/Acesso em: 10 ago. 2021.
                    •   Conteúdo: Geometria, Raciocínio Lógico e espacial
                    •   Identificação da Aula: A lógica do Esconde Formas
                    •   Segmento: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
                    •   Série: 1°ao 5°ano
                    •   Duração: 50 min
                    •   Quantidade de participantes: 30 estudantes.
                    Acesse o vídeo explicativo da atividade em: https://youtu.be/FR68nepgYdI
                    Competência: Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos
                    matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos
                    contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções
                    propostas, de modo a construir argumentação consistente.




                                                Guia do Laboratório de Matemática  21
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27