Page 25 - Guia do laboratório de matemática
P. 25

que preencher o desafio primeiro marcará a pontuação.

          3.2.2 Desafio das Frações
          As competências e habilidades apresentadas foram retiradas do documento Ma-
          trizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista (2019). Consideramos a
          habilidade de maior abrangência para o segmento.
          Apresentação: a atividade “Desafio das Frações” traz à tona conteúdos basilares
          necessários à aprendizagem significativa de forma gamificada e objetiva.
          •   Conteúdo: Operações com frações
          •   Segmento: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
          •   Série: 4° e 5°ano
          •   Duração: 50 min
          •   Quantidade de participantes: 40 estudantes individual ou duplas.

                    Acesse o vídeo explicativo da atividade em: https://qrgo.page.link/keknr
          Competência: Mobilizar raciocínio, conhecimentos e procedimentos matemá-
          ticos para analisar, compreender e refletir sobre diferentes situações e contextos,
          solucionando e propondo problemas, agindo e posicionando-se socialmente, de
          forma crítica, criativa, ética e solidária.
          Habilidade 4º ano EFAI: Relacionar o todo com as partes, na resolução de
          situações do cotidiano e explorar tanto situações em que o todo é contínuo, como
          discreto e desenvolver a ideia de fração como parte de um todo.
          Habilidade 5º ano EFAI: Reconhecer os números fracionários na forma de fração
          em seus diferentes significados e utilizá-los para elaborar e resolver situações-
          problema do cotidiano.
          Objetivo: trabalhar conceitos basilares da fração com a utilização da tecnologia.
          Materiais Necessários:
          •   Computadores e/ou celulares
          •   Mesas
          •   Material de uso individual: cadernos, lápis, caneta, borracha










           O material poderá ser adaptado para outras séries ou atividades que se fizerem



           24  Guia do Laboratório de Matemática
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30