Page 28 - Guia do laboratório de matemática
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4. FERRAMENTAS AUXILIARES

                         PARA A APRENDIZAGEM

                         MATEMÁTICA NO
                         LABORATÓRIO – ENSINO
                         FUNDAMENTAL ANOS FINAIS




                    As atividades investigativas (AZEVEDO, 2004) procuram dar oportunidade
                    para que o estudante possa atuar de forma reflexiva e ativa na construção do
                    conhecimento matemático. A inclusão do ensino da tecnologia nas aulas de
                    matemática no EFAF requer a presença e atuação de professores inovadores em
                    sala. Assim, os profissionais devem ter abertura para alterar a dinâmica tradicional
                    em suas turmas, tendo que tomar várias decisões que encaminham uma guinada
                    no processo de ensino e aprendizagem. Neste segmento, o foco é o desenvolvi-
                    mento lógico-matemático. Para além dos conceitos matemáticos, podemos já
                    iniciar percursos que encaminhem o projeto de vida por se tratar de estudantes
                    dos anos finais. As estratégias como cálculo mental, contas com algoritmos e
                    criação de gráficos e de figuras geométricas com lápis, borracha, papel, régua,
                    esquadro e compasso, contextualizações interdisciplinares, dentre outros,
                    seguem sendo essenciais para o desenvolvimento do raciocínio matemático
                    neste segmento.

                    4.1. Possibilidades tecnológicas - Ensino Fundamental Anos Finais
                    Ao considerarmos as constantes transformações no mundo da educação,
                    sobretudo no Ensino Fundamental – Anos Finais, entende-se que grande parte
                    delas é, sim, devido ao uso das tecnologias, o que tem afetado diretamente o
                    planejamento de nossas aulas e maneiras de ensinar e de produzir informações.
                    No entanto, mesmo reconhecendo a importância do emprego desse recurso em
                    sala de aula, ressaltamos a compreensão de que o professor, para fazer uso da
                    tecnologia de forma assertiva, deve se precaver em utilizar os conhecimentos,
                    especialmente o conceitual, no que diz respeito à matemática. Isso significa
                    que, sem o intencional objetivo de que o estudante compreenda os conceitos
                    matemáticos inseridos em seu planejamento, todo recurso tecnológico utilizado
                    pode perder seu significado.
                    Esperamos que as sugestões de ferramentas para o ensino sejam utilizadas de
                    modo intencional e objetivo, e que, após seu uso, os educadores possam perceber
                    o quanto essas ferramentas podem ser úteis ao processo de ensino-aprendizagem
                    de nossos estudantes.




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