Page 69 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 69
Itinerário de Ciências da Vida, Engenharias e Matemática
(Colégios de pequeno porte e escolas sociais)
Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
2ª série do Ensino Médio
TEMA Lógica Matemática e Ciência e Alimentação
Carga horária
semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária 167 horas
anual
Introdução à lógica. Lógica nas Ciências Sociais e Humanas. Computação e Matemática aplicada à
era de dados. Lógica das Ciências da Natureza: lógica da Narrativa e lógica dos jogos. Matemática e
pesquisa. Matemática e Ciências da Natureza. Matemática e Engenharia. Matemática e Economia.
Histórico da alimentação ao longo da evolução humana. Importância da alimentação para os seres
EMENTA vivos, em especial o ser humano. Produção de alimentos e seus impactos nos ecossistemas e na quali-
(Objetos do dade de vida do ser humano. Aspectos que estão direta ou indiretamente relacionados à alimentação do
conhecimento) ser humano; como os alimentos (especialmente os processados e ultraprocessados) são apresentados
ao consumidor; diferentes formas de preparo dos alimentos e os métodos de conservação. Como se
dá a percepção do sabor dos alimentos. Culinária afetiva. O futuro da alimentação humana. Diferença
entre segurança alimentar e segurança de alimentos. Conceito de fome oculta. Impactos ambientais
da produção de alimentos. Alternativas para a construção de cidades mais sustentáveis.
Investigação Científica
Eixos Processos Criativos
estruturantes Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do Matemática e suas Tecnologias
conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG01, EMIFCG02, EMIFCG03, EMIFCG04, EMIFCG05, EMIFCG06, EMIFCG07, EMIFCG08,
Habilidades EMIFCG09, EMIFCG10, EMIFCG11, EMIFCG12, EMIFCNT01, EMIFCNT02, EMIFCNT03, EMIFCNT04,
dos eixos EMIFCNT05, EMIFCNT06, EMIFCNT07, EMIFCNT08, EMIFCNT09, EMIFCNT10, EMIFCNT11, EMIFCNT12,
estruturantes EMIFMAT04, EMIFMAT10, EMIFG07, EMIFG08, EMIFG09, EMIFMAT03, EMIFCG04, EMIFMAT05,
EMIFCG05, EMIFCG11, EMIFCG012, EMIFMAT06, EMIFMAT11.
Licenciado em Matemática, Física, Química ou Biologia. Recomenda-se a distribuição da carga horária
entre três professores: um de Matemática e um de Física para trabalhar a parte de lógica matemática
e outro de Biologia ou Química para trabalhar com ciência e alimentação.
O professor deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de apren-
Perfil docente dizagem, práticas pedagógicas investigativas, condução de atividades investigativas em laboratório,
coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão e trabalho em grupo) e
condução e orientação para o desenvolvimento de projetos. Além disso, o professor deverá possuir
conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de informática, internet, plataformas educacionais,
aplicativos e simuladores.
Recursos Sala de aula, computador/smartphone, acesso à internet, laboratório escolar e material de laboratório,
livro didático, data show, estrutura para edição/impressão, acesso a aplicativos/softwares específicos.
Avaliação A avaliação do itinerário será realizada em três etapas letivas, por meio da construção de portfólios
de atividade e de projetos, com regime de aprovação anual.
Desenvolverá habilidades e competências relacionadas ao raciocínio lógico, ao uso da estatística e à
sua estruturação. O estudante possuirá uma formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos
e aos processos inerentes ao fazer científico, sendo capacitado a atuar pautado em princípios éticos e
adotar uma postura ativa na busca de informações e na construção de conhecimentos relacionados às
Ciências Naturais, com grande capacidade de inovação, protagonismo nos diferentes processos traba-
Perfil do egresso lhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e postura ecológica e socialmente responsável.
Além disso, o egresso será capacitado para o uso e desenvolvimento de tecnologias, para a análise e
o desenvolvimento de processos relacionados às práticas investigativas, capacidade de intervenção
e resolução criativa dos problemas apresentados no seu ambiente, levando em consideração limita-
ções éticas e posições contraditórias. Essas competências auxiliarão esse estudante na resolução de
problemas nos mais diversos contextos e na aplicação desse conhecimento na realidade ao redor.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 69