Page 69 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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Itinerário de Ciências da Vida, Engenharias e Matemática
                      (Colégios de pequeno porte e escolas sociais)
                     Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
                                  2ª série do Ensino Médio

         TEMA        Lógica Matemática e Ciência e Alimentação
         Carga horária
         semanal     4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
         Carga horária   167 horas
         anual
                     Introdução à lógica. Lógica nas Ciências Sociais e Humanas. Computação e Matemática aplicada à
                     era de dados. Lógica das Ciências da Natureza: lógica da Narrativa e lógica dos jogos. Matemática e
                     pesquisa. Matemática e Ciências da Natureza. Matemática e Engenharia. Matemática e Economia.
                     Histórico da alimentação ao longo da evolução humana. Importância da alimentação para os seres
         EMENTA      vivos, em especial o ser humano. Produção de alimentos e seus impactos nos ecossistemas e na quali-
         (Objetos do   dade de vida do ser humano. Aspectos que estão direta ou indiretamente relacionados à alimentação do
         conhecimento)  ser humano; como os alimentos (especialmente os processados e ultraprocessados) são apresentados
                     ao consumidor; diferentes formas de preparo dos alimentos e os métodos de conservação. Como se
                     dá a percepção do sabor dos alimentos. Culinária afetiva. O futuro da alimentação humana. Diferença
                     entre segurança alimentar e segurança de alimentos. Conceito de fome oculta. Impactos ambientais
                     da produção de alimentos. Alternativas para a construção de cidades mais sustentáveis.
                     Investigação Científica
         Eixos       Processos Criativos
         estruturantes  Mediação e Intervenção Sociocultural
                     Empreendedorismo
         Áreas do    Matemática e suas Tecnologias
         conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                     EMIFCG01, EMIFCG02, EMIFCG03, EMIFCG04, EMIFCG05, EMIFCG06, EMIFCG07, EMIFCG08,
         Habilidades   EMIFCG09, EMIFCG10, EMIFCG11, EMIFCG12, EMIFCNT01, EMIFCNT02, EMIFCNT03, EMIFCNT04,
         dos eixos   EMIFCNT05, EMIFCNT06, EMIFCNT07, EMIFCNT08, EMIFCNT09, EMIFCNT10, EMIFCNT11, EMIFCNT12,
         estruturantes  EMIFMAT04, EMIFMAT10, EMIFG07, EMIFG08, EMIFG09, EMIFMAT03, EMIFCG04, EMIFMAT05,
                     EMIFCG05, EMIFCG11, EMIFCG012, EMIFMAT06, EMIFMAT11.
                     Licenciado em Matemática, Física, Química ou Biologia. Recomenda-se a distribuição da carga horária
                     entre três professores: um de Matemática e um de Física para trabalhar a parte de lógica matemática
                     e outro de Biologia ou Química para trabalhar com ciência e alimentação.
                     O professor deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de apren-
         Perfil docente  dizagem, práticas pedagógicas investigativas, condução de atividades investigativas em laboratório,
                     coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão e trabalho em grupo) e
                     condução e orientação para o desenvolvimento de projetos. Além disso, o professor deverá possuir
                     conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de informática, internet, plataformas educacionais,
                     aplicativos e simuladores.
         Recursos    Sala de aula, computador/smartphone, acesso à internet, laboratório escolar e material de laboratório,
                     livro didático, data show, estrutura para edição/impressão, acesso a aplicativos/softwares específicos.
         Avaliação   A avaliação do itinerário será realizada em três etapas letivas, por meio da construção de portfólios
                     de atividade e de projetos, com regime de aprovação anual.
                     Desenvolverá habilidades e competências relacionadas ao raciocínio lógico, ao uso da estatística e à
                     sua estruturação. O estudante possuirá uma formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos
                     e aos processos inerentes ao fazer científico, sendo capacitado a atuar pautado em princípios éticos e
                     adotar uma postura ativa na busca de informações e na construção de conhecimentos relacionados às
                     Ciências Naturais, com grande capacidade de inovação, protagonismo nos diferentes processos traba-
         Perfil do egresso  lhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e postura ecológica e socialmente responsável.
                     Além disso, o egresso será capacitado para o uso e desenvolvimento de tecnologias, para a análise e
                     o desenvolvimento de processos relacionados às práticas investigativas, capacidade de intervenção
                     e resolução criativa dos problemas apresentados no seu ambiente, levando em consideração limita-
                     ções éticas e posições contraditórias.  Essas competências auxiliarão esse estudante na resolução de
                     problemas nos mais diversos contextos e na aplicação desse conhecimento na realidade ao redor.
 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  69
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