Page 64 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 64

Itinerário de Engenharias e Matemática
                               (Colégios de grande porte)



                            Itinerário de Engenharias e Matemática
                                  1ª série do Ensino Médio

           TEMA           Educação Financeira e Estatística
           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
           Carga horária anual  167 horas


           EMENTA         Educação financeira. Economia: sua história e fenômenos. Planejamento financeiro e
           (Objetos do    orçamento: aposentadoria. Estatística aplicada ao marketing. Políticas públicas, indústria,
           conhecimento)  corporativismo na saúde e no esporte. Estatística aplicada a níveis estratégico, tático e
                          operacional. Estudo de viabilidade e suas aplicações.


           Eixos estruturantes  lnvestigação Científica



           Áreas do conhecimento  Matemática e suas Tecnologias


                          (EMIFCG01); (EMIFCG02); (EMIFCG03); (EMIFCG04); (EMIFCG05); (EMIFCG06); (EMIFCG07);
           Habilidades dos eixos   (EMIFCG08); (EMIFCG09); (EMIFCGI2); (EMIFMATOI); (EMIFMAT02); (EMIFMAT03);
           estruturantes  (EMIFMAT04); (EMIFMATOS); (EMIFMAT06); (EMIFMAT07); (EMIFMAT08); (EMIFMAT09);
                          (EMIFMATIO); (EMIFMATII); (EMIFMATI2).



                          Recomenda-se a distribuição da carga horária entre dois professores: o primeiro licenciado
                          em Matemática e o outro, com carga horária menor, da área de Humanas e suas Tecnologias
           Perfil docente  (Sociologia e História). Essa orientação justifica-se pelas temáticas tratadas na perspectiva
                          sócio-histórico-cultural, como, por exemplo, os planos econômicos no Brasil e noções sobre
                          o desenvolvimento do capitalismo. É necessário, ainda, que esses profissionais tenham
                          habilidades com o uso de recursos tecnológicos.

           Recursos       Quadro, smartphone ou tablet, projetor, material do itinerário formativo e acesso à internet.


           Avaliação      Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de
                          aprovação anual.

                          Espera-se que, ao fim deste itinerário, o estudante seja capaz de observar e utilizar, de
           Perfil do egresso  forma crítica, informações sobre economia, educação financeira, empreendedorismo,
                          mercado de crédito, investimento e previdência, bem como de aplicar esses saberes no
                          próprio projeto de vida.

     64  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69