Page 64 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 64
Itinerário de Engenharias e Matemática
(Colégios de grande porte)
Itinerário de Engenharias e Matemática
1ª série do Ensino Médio
TEMA Educação Financeira e Estatística
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
EMENTA Educação financeira. Economia: sua história e fenômenos. Planejamento financeiro e
(Objetos do orçamento: aposentadoria. Estatística aplicada ao marketing. Políticas públicas, indústria,
conhecimento) corporativismo na saúde e no esporte. Estatística aplicada a níveis estratégico, tático e
operacional. Estudo de viabilidade e suas aplicações.
Eixos estruturantes lnvestigação Científica
Áreas do conhecimento Matemática e suas Tecnologias
(EMIFCG01); (EMIFCG02); (EMIFCG03); (EMIFCG04); (EMIFCG05); (EMIFCG06); (EMIFCG07);
Habilidades dos eixos (EMIFCG08); (EMIFCG09); (EMIFCGI2); (EMIFMATOI); (EMIFMAT02); (EMIFMAT03);
estruturantes (EMIFMAT04); (EMIFMATOS); (EMIFMAT06); (EMIFMAT07); (EMIFMAT08); (EMIFMAT09);
(EMIFMATIO); (EMIFMATII); (EMIFMATI2).
Recomenda-se a distribuição da carga horária entre dois professores: o primeiro licenciado
em Matemática e o outro, com carga horária menor, da área de Humanas e suas Tecnologias
Perfil docente (Sociologia e História). Essa orientação justifica-se pelas temáticas tratadas na perspectiva
sócio-histórico-cultural, como, por exemplo, os planos econômicos no Brasil e noções sobre
o desenvolvimento do capitalismo. É necessário, ainda, que esses profissionais tenham
habilidades com o uso de recursos tecnológicos.
Recursos Quadro, smartphone ou tablet, projetor, material do itinerário formativo e acesso à internet.
Avaliação Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de
aprovação anual.
Espera-se que, ao fim deste itinerário, o estudante seja capaz de observar e utilizar, de
Perfil do egresso forma crítica, informações sobre economia, educação financeira, empreendedorismo,
mercado de crédito, investimento e previdência, bem como de aplicar esses saberes no
próprio projeto de vida.
64 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte