Page 66 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 66

2ª série do Ensino Médio
                        Itinerário de Humanidades e Linguagens
                  (Colégios de grande e pequeno portes e escolas sociais)



                            Itinerário de Humanidades e Linguagens
                                  2ª série do Ensino Médio

           TEMA           Patrimônios culturais: cinema, música e teatro


           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)

           Carga horária anual  167 horas

                          Patrimônio, memória e referências culturais. Políticas de preservação. Tipos de patrimônio,
           EMENTA         reconhecimento e tombamento. Diversidade cultural, representatividade e disputas de
           (Objetos do    grupos sociais. Patrimônio cultural e sociedade. Arte, sociedade e cultura. A arte ao longo
           conhecimento)  do tempo. A importância das produções artísticas. Arte e mercado de trabalho. Produção
                          teatral, musical e audiovisual, projetos de produção cultural.
                          Investigação Científica
           Eixos estruturantes  Processos Criativos
                          Mediação e Intervenção Sociocultural
                          Empreendedorismo
                          Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
           Áreas do conhecimento  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

                          EMIFCHSA01; EMIFCHSA02; EMIFCHSA03; EMIFCHSA04; EMIFCHSA05; EMIFCHSA06;
           Habilidades dos eixos   EMIFCHSA07; EMIFCHSA08; EMIFCHSA09; EMIFCHSA10; EMIFCHSA11; EMIFCHSA12;
           estruturantes  EMIFLGG01; EMIFLGG02; EMIFLGG03; EMIFLGG04; EMIFLGG05; EMIFLGG06; EMIFLGG07;
                          EMIFLGG08; EMIFLGG09; EMIFLGG10; EMIFLGG11; EMIFLGG12.

                          Licenciado em Língua Portuguesa, Artes Visuais ou Cênicas, Música, História, Sociologia
           Perfil docente  ou Filosofia. Desejável familiaridade e experiência com produtos e produções artísticas
                          e culturais.

                          Dispositivos eletrônicos conectados à internet, biblioteca, salas de criação colaborativa,
           Recursos       auditório, saídas a campo a museus, exposições, saraus, festivais e outros eventos artís-
                          tico-culturais.


           Avaliação      Portfólio de aprendizagens físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de
                          aprovação anual.
                          Sujeito fruidor das artes, reflexivo, criativo e propositivo, com sensibilidade estética e
           Perfil do egresso  responsabilidade social; apto à pesquisa, à mediação, à crítica e à produção artística e cultu-
                          ral, de patrimônios culturais, materiais e imateriais; capaz de fazer intervenções na própria
                          realidade, por meio da arte e da cultura, visando o projeto de vida articulado ao bem comum.
     66  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71