Page 66 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 66
2ª série do Ensino Médio
Itinerário de Humanidades e Linguagens
(Colégios de grande e pequeno portes e escolas sociais)
Itinerário de Humanidades e Linguagens
2ª série do Ensino Médio
TEMA Patrimônios culturais: cinema, música e teatro
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
Patrimônio, memória e referências culturais. Políticas de preservação. Tipos de patrimônio,
EMENTA reconhecimento e tombamento. Diversidade cultural, representatividade e disputas de
(Objetos do grupos sociais. Patrimônio cultural e sociedade. Arte, sociedade e cultura. A arte ao longo
conhecimento) do tempo. A importância das produções artísticas. Arte e mercado de trabalho. Produção
teatral, musical e audiovisual, projetos de produção cultural.
Investigação Científica
Eixos estruturantes Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Áreas do conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
EMIFCHSA01; EMIFCHSA02; EMIFCHSA03; EMIFCHSA04; EMIFCHSA05; EMIFCHSA06;
Habilidades dos eixos EMIFCHSA07; EMIFCHSA08; EMIFCHSA09; EMIFCHSA10; EMIFCHSA11; EMIFCHSA12;
estruturantes EMIFLGG01; EMIFLGG02; EMIFLGG03; EMIFLGG04; EMIFLGG05; EMIFLGG06; EMIFLGG07;
EMIFLGG08; EMIFLGG09; EMIFLGG10; EMIFLGG11; EMIFLGG12.
Licenciado em Língua Portuguesa, Artes Visuais ou Cênicas, Música, História, Sociologia
Perfil docente ou Filosofia. Desejável familiaridade e experiência com produtos e produções artísticas
e culturais.
Dispositivos eletrônicos conectados à internet, biblioteca, salas de criação colaborativa,
Recursos auditório, saídas a campo a museus, exposições, saraus, festivais e outros eventos artís-
tico-culturais.
Avaliação Portfólio de aprendizagens físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de
aprovação anual.
Sujeito fruidor das artes, reflexivo, criativo e propositivo, com sensibilidade estética e
Perfil do egresso responsabilidade social; apto à pesquisa, à mediação, à crítica e à produção artística e cultu-
ral, de patrimônios culturais, materiais e imateriais; capaz de fazer intervenções na própria
realidade, por meio da arte e da cultura, visando o projeto de vida articulado ao bem comum.
66 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte