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Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde
                          (Malha A — unidades de grande porte)



                            Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde
                                  3ª série do Ensino Médio

                          Aprendizagens essenciais que correlacionam fenômenos naturais e a perspectiva cien-
           TEMA
                          tífico-tecnológica frente às demandas da sociedade
           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
           Carga horária anual  167 horas
                          Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia na atualidade. Ocorrência e investigação
                          de fenômenos naturais referentes ao universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à
           EMENTA         vida em toda a sua complexidade, bem como às formas de conservação e preservação desse
           (Objetos do conheci-  meio. Dimensões práticas da vida humana sob o olhar científico. Propostas de intervenção
           mento)         pautadas em evidências científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
                          Desenvolvimento de atitudes e de valores de respeito e convivência em relação ao meio,
                          buscando a sustentabilidade.
                          Investigação Científica
           Eixos estruturantes  Processos Criativos
                          Mediação e Intervenção Sociocultural
                          Empreendedorismo
           Áreas do conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias


                          EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
           Habilidades dos eixos   EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
           estruturantes  EMIFG08;  EMIFG09;  EMIFMAT03;  EMIFCG04;  EMIFMAT05;  EMIFCG05;  EMIFCG11;
                          EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.

                          Licenciado em Biologia, Física ou Química. Essa orientação justifica-se pelos temas serem
                          tratados na perspectiva sócio-histórico-cultural que contempla os três anos do Ensino
           Perfil docente  Médio. É necessário, ainda, que esse profissional tenha habilidades com o uso de recursos
                          tecnológicos digitais que irão compor a trilha de aprendizagem personalizada na plata-
                          forma educacional.

                          Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso
           Recursos       à internet. Sala de criação colaborativa, laboratório escolar, auditório, biblioteca, saídas a
                          campo, espaços educativos da escola e entorno.

           Avaliação      Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento nas aulas. Realização da
                          trilha digital. A avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.
                          Desenvolverá habilidades e competências relacionadas à investigação científica, elaboração
                          de soluções para desafios contemporâneos, bem como reconhecer-se como parte essencial
           Perfil do egresso  da casa comum, colaborando para a sustentabilidade do planeta Terra. Essas competências
                          auxiliarão o estudante na resolução de problemas nos mais diversos contextos e na apli-
                          cação desse conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e protagonista
                          da sociedade.

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