Page 71 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde
(Malha A — unidades de grande porte)
Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde
3ª série do Ensino Médio
Aprendizagens essenciais que correlacionam fenômenos naturais e a perspectiva cien-
TEMA
tífico-tecnológica frente às demandas da sociedade
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia na atualidade. Ocorrência e investigação
de fenômenos naturais referentes ao universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à
EMENTA vida em toda a sua complexidade, bem como às formas de conservação e preservação desse
(Objetos do conheci- meio. Dimensões práticas da vida humana sob o olhar científico. Propostas de intervenção
mento) pautadas em evidências científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
Desenvolvimento de atitudes e de valores de respeito e convivência em relação ao meio,
buscando a sustentabilidade.
Investigação Científica
Eixos estruturantes Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
Habilidades dos eixos EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
estruturantes EMIFG08; EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05; EMIFCG11;
EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Licenciado em Biologia, Física ou Química. Essa orientação justifica-se pelos temas serem
tratados na perspectiva sócio-histórico-cultural que contempla os três anos do Ensino
Perfil docente Médio. É necessário, ainda, que esse profissional tenha habilidades com o uso de recursos
tecnológicos digitais que irão compor a trilha de aprendizagem personalizada na plata-
forma educacional.
Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso
Recursos à internet. Sala de criação colaborativa, laboratório escolar, auditório, biblioteca, saídas a
campo, espaços educativos da escola e entorno.
Avaliação Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento nas aulas. Realização da
trilha digital. A avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.
Desenvolverá habilidades e competências relacionadas à investigação científica, elaboração
de soluções para desafios contemporâneos, bem como reconhecer-se como parte essencial
Perfil do egresso da casa comum, colaborando para a sustentabilidade do planeta Terra. Essas competências
auxiliarão o estudante na resolução de problemas nos mais diversos contextos e na apli-
cação desse conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e protagonista
da sociedade.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 71