Page 73 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
(Malha C — colégios de pequeno porte e escolas sociais)
Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
3ª série do Ensino Médio
Aprendizagens essenciais que correlacionam fenômenos naturais e a perspectiva cientí-
TEMA fico-tecnológica frente às demandas da sociedade, utilizando modelagens matemáticas
como ferramenta de construção de parte do conhecimento.
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia na atualidade. Ocorrência e investigação
de fenômenos naturais referentes ao universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à
vida em toda a sua complexidade, bem como às formas de conservação e preservação desse
meio. Dimensões práticas da vida humana sob o olhar científico. Propostas de intervenção
EMENTA pautadas em evidências científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
Desenvolvimento de atitudes e valores de respeito e convivência em relação ao meio,
(Objetos do conheci- buscando a sustentabilidade. Construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada a
mento) diferentes situações. Utilização da linguagem matemática, a partir de conjuntos de símbolos,
códigos e semântica próprias, e aplicadas em diferentes contextos sociais, para compreen-
der a matemática enquanto ferramenta no processo de aprendizagem e entendimento de
mundo. Uso de diferentes funções algébricas, análises estatísticas, cálculos probabilísticos,
visão geométrico-espacial, nas áreas relativas à economia, às artes, às mídias, entre outras.
IInvestigação Científica
Eixos estruturantes Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
Habilidades dos eixos EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
estruturantes EMIFG08; EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05; EMIFCG11;
EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Licenciado em Biologia, Física, Química ou Matemática. Essa orientação justifica-se pelos
temas serem tratados na perspectiva sócio-histórico-cultural que contempla os três anos
Perfil docente do Ensino Médio. É necessário, ainda, que esse profissional tenha habilidades com o uso
de recursos tecnológicos digitais que irão compor a trilha de aprendizagem personalizada
na plataforma educacional.
Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso
Recursos à internet. Sala de criação colaborativa, laboratório escolar, auditório, biblioteca, saídas a
campo, espaços educativos da escola e entorno.
Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento nas aulas. Realização da
Avaliação
trilha digital. A avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.
Desenvolverá habilidades e competências relacionadas à investigação, ao cálculo e à
linguagem matemática para a resolução de problemas. Essas competências auxiliarão
Perfil do egresso o estudante nos mais diversos contextos e nas concepções de sujeito e sociedade, bem
como na aplicação desse conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e
protagonista da sociedade.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 73