Page 73 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 73

Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
                    (Malha C — colégios de pequeno porte e escolas sociais)

                     Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
                                  3ª série do Ensino Médio

                          Aprendizagens essenciais que correlacionam fenômenos naturais e a perspectiva cientí-
           TEMA           fico-tecnológica frente às demandas da sociedade, utilizando modelagens matemáticas
                          como ferramenta de construção de parte do conhecimento.
           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
           Carga horária anual  167 horas
                          Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia na atualidade. Ocorrência e investigação
                          de fenômenos naturais referentes ao universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à
                          vida em toda a sua complexidade, bem como às formas de conservação e preservação desse
                          meio. Dimensões práticas da vida humana sob o olhar científico. Propostas de intervenção
           EMENTA         pautadas em evidências científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
                          Desenvolvimento de atitudes e valores de respeito e convivência em relação ao meio,
           (Objetos do conheci-  buscando a sustentabilidade. Construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada a
           mento)         diferentes situações. Utilização da linguagem matemática, a partir de conjuntos de símbolos,
                          códigos e semântica próprias, e aplicadas em diferentes contextos sociais, para compreen-
                          der a matemática enquanto ferramenta no processo de aprendizagem e entendimento de
                          mundo. Uso de diferentes funções algébricas, análises estatísticas, cálculos probabilísticos,
                          visão geométrico-espacial, nas áreas relativas à economia, às artes, às mídias, entre outras.
                          IInvestigação Científica
           Eixos estruturantes  Processos Criativos
                          Mediação e Intervenção Sociocultural
                          Empreendedorismo
           Áreas do conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias

                          EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
           Habilidades dos eixos   EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
           estruturantes  EMIFG08;  EMIFG09;  EMIFMAT03;  EMIFCG04;  EMIFMAT05;  EMIFCG05;  EMIFCG11;
                          EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.


                          Licenciado em Biologia, Física, Química ou Matemática. Essa orientação justifica-se pelos
                          temas serem tratados na perspectiva sócio-histórico-cultural que contempla os três anos
           Perfil docente  do Ensino Médio. É necessário, ainda, que esse profissional tenha habilidades com o uso
                          de recursos tecnológicos digitais que irão compor a trilha de aprendizagem personalizada
                          na plataforma educacional.
                          Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso
           Recursos       à internet. Sala de criação colaborativa, laboratório escolar, auditório, biblioteca, saídas a
                          campo, espaços educativos da escola e entorno.
                          Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento nas aulas. Realização da
           Avaliação
                          trilha digital. A avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.
                          Desenvolverá habilidades e competências relacionadas à investigação, ao cálculo e à
                          linguagem matemática para a resolução de problemas. Essas competências auxiliarão
           Perfil do egresso  o estudante nos mais diversos contextos e nas concepções de sujeito e sociedade, bem
                          como na aplicação desse conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e
                          protagonista da sociedade.

 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  73
   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78