Page 70 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 70
3ª série do Ensino Médio
Itinerário de Humanidades e Linguagens (Malha A — unidades de grande
porte — e Malha C — unidades de pequeno porte e sociais)
Itinerário de Humanidades e Linguagens
3ª série do Ensino Médio
Contextualização e articulação de saberes da sociedade e das manifestações artísticas
TEMA
e literárias
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
Gêneros textuais. Correlação entre os múltiplos gêneros textuais. Tendências estéticas na
EMENTA arte e na literatura. Integração entre diversas manifestações culturais. Efeitos de sentido,
uso e fenômenos da língua materna. Processo dialético entre mundo e homem. Realidades
(Objetos do conheci- espaciais, temporais, sociais, culturais, políticas, religiosas, econômicas, ambientais e tecno-
mento) lógicas. Diálogo com os instrumentos, as perspectivas e as singularidades do mundo digital.
Alterações histórico-sociais e suas consequências para a vida do indivíduo e da sociedade.
Investigação Científica
Processos Criativos
Eixos estruturantes
Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Áreas do conhecimento
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
Habilidades dos eixos EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
estruturantes EMIFG08; EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05; EMIFCG11;
EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Licenciado em Artes Visuais ou Letras Português/Inglês e licenciado em História, Geografia,
Filosofia ou Sociologia.
Perfil docente Essa orientação diversificada justifica-se pelos temas serem tratados na perspectiva sócio-
-histórico-cultural que contempla os três anos do Ensino Médio. É necessário, ainda, que
esses profissionais tenham habilidades com o uso de recursos tecnológicos digitais que irão
compor a trilha de aprendizagem personalizada na plataforma educacional.
Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso
Recursos à internet. Sala de criação colaborativa, auditório, biblioteca, saídas a campo, espaços
educativos da escola e entorno.
Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento nas aulas. Realização da
Avaliação
trilha digital. A avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.
Desenvolverá habilidades e competências relacionadas à leitura de mundo, pensamento
crítico e interpretar as relações complexas estabelecidas ao longo do tempo. Essas compe-
Perfil do egresso tências auxiliarão esse estudante na resolução de problemas nos mais diversos contextos
e na aplicação desse conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e prota-
gonista da sociedade.
70 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte