Page 70 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 70

3ª série do Ensino Médio
          Itinerário de Humanidades e Linguagens (Malha A — unidades de grande
                porte — e Malha C — unidades de pequeno porte e sociais)


                            Itinerário de Humanidades e Linguagens
                                  3ª série do Ensino Médio

                          Contextualização e articulação de saberes da sociedade e das manifestações artísticas
           TEMA
                          e literárias
           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
           Carga horária anual  167 horas

                          Gêneros textuais. Correlação entre os múltiplos gêneros textuais. Tendências estéticas na
           EMENTA         arte e na literatura. Integração entre diversas manifestações culturais. Efeitos de sentido,
                          uso e fenômenos da língua materna. Processo dialético entre mundo e homem. Realidades
           (Objetos do conheci-  espaciais, temporais, sociais, culturais, políticas, religiosas, econômicas, ambientais e tecno-
           mento)         lógicas. Diálogo com os instrumentos, as perspectivas e as singularidades do mundo digital.
                          Alterações histórico-sociais e suas consequências para a vida do indivíduo e da sociedade.
                          Investigação Científica
                          Processos Criativos
           Eixos estruturantes
                          Mediação e Intervenção Sociocultural
                          Empreendedorismo
                          Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
           Áreas do conhecimento
                          Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
                          EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
           Habilidades dos eixos   EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
           estruturantes  EMIFG08;  EMIFG09;  EMIFMAT03;  EMIFCG04;  EMIFMAT05;  EMIFCG05;  EMIFCG11;
                          EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.

                          Licenciado em Artes Visuais ou Letras Português/Inglês e licenciado em História, Geografia,
                          Filosofia ou Sociologia.
           Perfil docente  Essa orientação diversificada justifica-se pelos temas serem tratados na perspectiva sócio-
                          -histórico-cultural que contempla os três anos do Ensino Médio. É necessário, ainda, que
                          esses profissionais tenham habilidades com o uso de recursos tecnológicos digitais que irão
                          compor a trilha de aprendizagem personalizada na plataforma educacional.
                          Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso
           Recursos       à internet. Sala de criação colaborativa, auditório, biblioteca, saídas a campo, espaços
                          educativos da escola e entorno.

                          Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento nas aulas. Realização da
           Avaliação
                          trilha digital. A avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.

                          Desenvolverá habilidades e competências relacionadas à leitura de mundo, pensamento
                          crítico e interpretar as relações complexas estabelecidas ao longo do tempo. Essas compe-
           Perfil do egresso  tências auxiliarão esse estudante na resolução de problemas nos mais diversos contextos
                          e na aplicação desse conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e prota-
                          gonista da sociedade.
     70  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75