Page 74 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 74
Itinerário Prepara Humanidades e Linguagens, Matemática, Ciências
Naturais (Malha B — unidades de grande porte)
Observação: apresentar na Secretaria de Educação 3 ementas, alterando o título de acordo com
a oferta local e o histórico do estudante.
Itinerário Prepara Humanidades e Linguagens, Matemática, Ciências Naturais
3ª série do Ensino Médio
Contextualização e articulação de saberes relacionados à Matemática, às Ciências Humanas e Sociais Apli-
TEMA cadas, às Linguagens e Ciências da Natureza para a preparação do projeto de vida e inserção no mercado
de trabalho e ensino superior.
Carga horária 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
semanal
Carga horária anual 167 horas
Gêneros textuais. Correlação entre os múltiplos gêneros textuais. Tendências estéticas na arte e na literatura.
Integração entre diversas manifestações culturais. Efeitos de sentido e uso da língua materna. Processo dialético
entre mundo e homem. Realidades espaciais, temporais, sociais, culturais, políticas, religiosas, econômicas,
ambientais e tecnológicas. Diálogo com os instrumentos, as perspectivas e as singularidades do mundo digital.
Alterações histórico-sociais e suas consequências para a vida do indivíduo e da sociedade. Desenvolvimento e
aprimoramento da tecnologia na atualidade. Ocorrência e investigação de fenômenos naturais referentes ao
EMENTA universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à vida em toda a sua complexidade, bem como às formas
(Objetos do de conservação e preservação desse meio. Dimensões práticas da vida humana sob o olhar científico. Propos-
tas de intervenção pautadas em evidências científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
conhecimento) Desenvolvimento de atitudes e valores de respeito e convivência em relação ao meio.
Estudo da linguagem matemática a partir de conjuntos de símbolos, códigos, sintaxe e semântica próprias.
Compreensão da matemática a partir de relações políticas e histórico-sociais enquanto produto da cultura de
determinada época. Uso estatístico, probabilístico, geométrico e nas áreas relativas à economia, às artes, às
mídias, entre outras. Abordagens interdisciplinares e transdisciplinares da Matemática como fundamentais
para se construir significativamente os conteúdos matemáticos estudados. Compreensão de significados
matemáticos, de acordo com as diversas abordagens das áreas do conhecimento.
Eixos estruturantes Investigação Científica. Processos Criativos. Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Áreas do Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
Habilidades dos EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03;
eixos estruturantes EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08; EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04;
EMIFMAT05; EMIFCG05; EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Licenciado em Artes Visuais ou Letras Português/Inglês; licenciado em História, Geografia, Filosofia ou Socio-
logia; licenciado em Biologia, Física ou Química; licenciado em Matemática. Essa orientação justifica-se pelos
Perfil docente temas serem tratados na perspectiva sócio-histórico-cultural que contempla os três anos do Ensino Médio. É
necessário, ainda, que esses profissionais tenham habilidades com o uso de recursos tecnológicos digitais que
irão compor a trilha de aprendizagem personalizada em plataforma educacional.
Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso à internet. Sala de
Recursos criação colaborativa, laboratório escolar, auditório, biblioteca, saídas a campo, espaços educativos da escola
e entorno.
Avaliação Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento nas aulas. Realização da trilha digital. A
avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.
Desenvolver habilidades e competências relacionadas à leitura de mundo, ao pensamento crítico e à inter-
pretação das relações complexas estabelecidas ao longo do tempo. Ainda, o estudante poderá desenvolver a
investigação, o cálculo e a linguagem matemática para a resolução de problemas. E, por fim, correlacionar a
Perfil do egresso investigação científica e a elaboração de soluções para desafios contemporâneos, bem como reconhecer-se
como parte essencial da casa comum, colaborando para a sustentabilidade do planeta Terra. Essas compe-
tências auxiliarão o estudante na resolução de problemas nos mais diversos contextos e na aplicação desse
conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e protagonista da sociedade.
74 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte