Page 74 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 74

Itinerário Prepara Humanidades e Linguagens, Matemática, Ciências
                     Naturais (Malha B — unidades de grande porte)

        Observação: apresentar na Secretaria de Educação 3 ementas, alterando o título de acordo com
        a oferta local e o histórico do estudante.
              Itinerário Prepara Humanidades e Linguagens, Matemática, Ciências Naturais
                                  3ª série do Ensino Médio

                      Contextualização e articulação de saberes relacionados à Matemática, às Ciências Humanas e Sociais Apli-
         TEMA         cadas, às Linguagens e Ciências da Natureza para a preparação do projeto de vida e inserção no mercado
                      de trabalho e ensino superior.
         Carga horária   4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
         semanal
         Carga horária anual  167 horas
                      Gêneros textuais. Correlação entre os múltiplos gêneros textuais. Tendências estéticas na arte e na literatura.
                      Integração entre diversas manifestações culturais. Efeitos de sentido e uso da língua materna. Processo dialético
                      entre mundo e homem. Realidades espaciais, temporais, sociais, culturais, políticas, religiosas, econômicas,
                      ambientais e tecnológicas. Diálogo com os instrumentos, as perspectivas e as singularidades do mundo digital.
                      Alterações histórico-sociais e suas consequências para a vida do indivíduo e da sociedade. Desenvolvimento e
                      aprimoramento da tecnologia na atualidade. Ocorrência e investigação de fenômenos naturais referentes ao
         EMENTA       universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à vida em toda a sua complexidade, bem como às formas
         (Objetos do   de conservação e preservação desse meio. Dimensões práticas da vida humana sob o olhar científico. Propos-
                      tas de intervenção pautadas em evidências científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
         conhecimento)  Desenvolvimento de atitudes e valores de respeito e convivência em relação ao meio.
                      Estudo da linguagem matemática a partir de conjuntos de símbolos, códigos, sintaxe e semântica próprias.
                      Compreensão da matemática a partir de relações políticas e histórico-sociais enquanto produto da cultura de
                      determinada época. Uso estatístico, probabilístico, geométrico e nas áreas relativas à economia, às artes, às
                      mídias, entre outras. Abordagens interdisciplinares e transdisciplinares da Matemática como fundamentais
                      para se construir significativamente os conteúdos matemáticos estudados. Compreensão de significados
                      matemáticos, de acordo com as diversas abordagens das áreas do conhecimento.
         Eixos estruturantes  Investigação Científica. Processos Criativos. Mediação e Intervenção Sociocultural
                      Empreendedorismo
                      Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
         Áreas do     Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
         conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                      Matemática e suas Tecnologias
         Habilidades dos   EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03;
         eixos estruturantes  EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08; EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04;
                      EMIFMAT05; EMIFCG05; EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.

                      Licenciado em Artes Visuais ou Letras Português/Inglês; licenciado em História, Geografia, Filosofia ou Socio-
                      logia; licenciado em Biologia, Física ou Química; licenciado em Matemática. Essa orientação justifica-se pelos
         Perfil docente  temas serem tratados na perspectiva sócio-histórico-cultural que contempla os três anos do Ensino Médio. É
                      necessário, ainda, que esses profissionais tenham habilidades com o uso de recursos tecnológicos digitais que
                      irão compor a trilha de aprendizagem personalizada em plataforma educacional.
                      Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso à internet. Sala de
         Recursos     criação colaborativa, laboratório escolar, auditório, biblioteca, saídas a campo, espaços educativos da escola
                      e entorno.
         Avaliação    Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento nas aulas. Realização da trilha digital. A
                      avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.
                      Desenvolver habilidades e competências relacionadas à leitura de mundo, ao pensamento crítico e à inter-
                      pretação das relações complexas estabelecidas ao longo do tempo. Ainda, o estudante poderá desenvolver a
                      investigação, o cálculo e a linguagem matemática para a resolução de problemas. E, por fim, correlacionar a
         Perfil do egresso  investigação científica e a elaboração de soluções para desafios contemporâneos, bem como reconhecer-se
                      como parte essencial da casa comum, colaborando para a sustentabilidade do planeta Terra. Essas compe-
                      tências auxiliarão o estudante na resolução de problemas nos mais diversos contextos e na aplicação desse
                      conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e protagonista da sociedade.
     74  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79