Page 72 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 72

Itinerário de Engenharias e Matemática
                          (Malha A — unidades de grande porte)

                            Itinerário de Engenharias e Matemática
                                  3ª série do Ensino Médio

                          Explorar a matemática aplicada a fenômenos naturais com modelagens algébricas e
           TEMA
                          geométricas para resolução de problemas cotidianos
           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
           Carga horária anual  167 horas
                          Construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada a diferentes situações. Utili-
                          zação da linguagem matemática, a partir de conjuntos de símbolos, códigos e semântica
                          próprias, e aplicadas em diferentes contextos sociais, para compreender a matemática
                          enquanto ferramenta no processo de aprendizagem e entendimento de mundo. Uso de
           EMENTA
           (Objetos do conheci-  diferentes funções algébricas, análises estatísticas, cálculos probabilísticos, visão geomé-
                          trico-espacial, nas áreas relativas à economia, às artes, às mídias, entre outras, abordando,
           mento)         de forma interdisciplinar e transdisciplinar, a matemática como conhecimento fundamental
                          para se construir significativamente os conteúdos estudados. Compreensão de significa-
                          dos matemáticos, de acordo com as diversas abordagens aplicadas em distintas áreas do
                          conhecimento.
                          Investigação Científica
           Eixos estruturantes  Processos Criativos
                          Mediação e Intervenção Sociocultural
                          Empreendedorismo
           Áreas do conhecimento  Matemática e suas Tecnologias


                          EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
           Habilidades dos eixos   EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
           estruturantes  EMIFG08;  EMIFG09;  EMIFMAT03;  EMIFCG04;  EMIFMAT05;  EMIFCG05;  EMIFCG11;
                          EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.

                          Licenciado em Matemática. Os temas serão tratados na perspectiva sócio-histórico-cultural
           Perfil docente  que contempla os três anos do Ensino Médio. É necessário, ainda, que esse profissional
                          tenha habilidades com o uso de recursos tecnológicos digitais que irão compor a trilha de
                          aprendizagem personalizada na plataforma educacional.
                          Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso
           Recursos       à internet. Sala de criação colaborativa, laboratório escolar, auditório, biblioteca, saídas a
                          campo, espaços educativos da escola e entorno.
                          O processo avaliativo é de caráter singular ao mensurar a participação e o engajamento
                          das atividades propostas pelo docente. Estratégias, como aula expositiva dialogada, reso-
           Avaliação
                          lução de exercícios, simulados e execução da trilha digital, são fatores que compõem esse
                          processo avaliativo. A avaliação ocorrerá por trimestre, com regime de aprovação anual.
                          Desenvolverá habilidades e competências relacionadas à investigação, ao cálculo e à lingua-
           Perfil do egresso  gem matemática para a resolução de problemas. Essas competências auxiliarão o estudante
                          nos mais diversos contextos e concepções de sujeito e sociedade e na aplicação desse
                          conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e protagonista da sociedade.

     72  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77