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Itinerário de Engenharias e Matemática
(Malha A — unidades de grande porte)
Itinerário de Engenharias e Matemática
3ª série do Ensino Médio
Explorar a matemática aplicada a fenômenos naturais com modelagens algébricas e
TEMA
geométricas para resolução de problemas cotidianos
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
Construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada a diferentes situações. Utili-
zação da linguagem matemática, a partir de conjuntos de símbolos, códigos e semântica
próprias, e aplicadas em diferentes contextos sociais, para compreender a matemática
enquanto ferramenta no processo de aprendizagem e entendimento de mundo. Uso de
EMENTA
(Objetos do conheci- diferentes funções algébricas, análises estatísticas, cálculos probabilísticos, visão geomé-
trico-espacial, nas áreas relativas à economia, às artes, às mídias, entre outras, abordando,
mento) de forma interdisciplinar e transdisciplinar, a matemática como conhecimento fundamental
para se construir significativamente os conteúdos estudados. Compreensão de significa-
dos matemáticos, de acordo com as diversas abordagens aplicadas em distintas áreas do
conhecimento.
Investigação Científica
Eixos estruturantes Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do conhecimento Matemática e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
Habilidades dos eixos EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
estruturantes EMIFG08; EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05; EMIFCG11;
EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Licenciado em Matemática. Os temas serão tratados na perspectiva sócio-histórico-cultural
Perfil docente que contempla os três anos do Ensino Médio. É necessário, ainda, que esse profissional
tenha habilidades com o uso de recursos tecnológicos digitais que irão compor a trilha de
aprendizagem personalizada na plataforma educacional.
Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso
Recursos à internet. Sala de criação colaborativa, laboratório escolar, auditório, biblioteca, saídas a
campo, espaços educativos da escola e entorno.
O processo avaliativo é de caráter singular ao mensurar a participação e o engajamento
das atividades propostas pelo docente. Estratégias, como aula expositiva dialogada, reso-
Avaliação
lução de exercícios, simulados e execução da trilha digital, são fatores que compõem esse
processo avaliativo. A avaliação ocorrerá por trimestre, com regime de aprovação anual.
Desenvolverá habilidades e competências relacionadas à investigação, ao cálculo e à lingua-
Perfil do egresso gem matemática para a resolução de problemas. Essas competências auxiliarão o estudante
nos mais diversos contextos e concepções de sujeito e sociedade e na aplicação desse
conhecimento na realidade ao redor, tornando-se parte ativa e protagonista da sociedade.
72 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte