Page 67 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde (Colégios de grande porte)
Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde
2ª série do Ensino Médio
TEMA Ciência no cotidiano e na alimentação
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
Histórico da alimentação ao longo da evolução humana. Importância da alimentação para
os seres vivos, em especial o ser humano. Produção de alimentos e seus impactos nos
ecossistemas e na qualidade de vida do ser humano. Aspectos que estão direta ou indire-
tamente relacionados à alimentação do ser humano. Como os alimentos (especialmente
os processados e ultraprocessados) são apresentados ao consumidor. As diferentes formas
de preparo dos alimentos e os métodos de conservação. Como se dá a percepção do sabor
dos alimentos. Culinária afetiva. O futuro da alimentação humana. Diferença entre segu-
EMENTA rança alimentar e segurança de alimentos. Conceito de fome oculta. Impactos ambientais
(Objetos do conheci- da produção de alimentos. Alternativas para a construção de cidades mais sustentáveis.
mento) Construção civil: materiais utilizados na construção de moradias, impacto ambiental, a
importância da eletricidade nas residências, alternativas ecologicamente mais sustentáveis
para o setor. Produtos de higiene pessoal e do ambiente: principais substâncias, vantagens
e desvantagens de seu uso, e tendências de mercado. Práticas de consumo e os impactos
ambientais decorrentes do consumismo da atualidade. Lazer e atividades associadas ao
bem-estar e à qualidade de vida do ser humano. Corpo e movimento: exercícios físicos,
mecânica do corpo humano, funcionamento do corpo humano em atletas de alto rendi-
mento e acessibilidade às práticas esportivas.
Investigação Científica
Eixos estruturantes Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG01, EMIFCG02, EMIFCG03, EMIFCG04, EMIFCG05, EMIFCG06, EMIFCG07, EMIFCG08,
Habilidades dos eixos EMIFCG09, EMIFCG10, EMIFCG11, EMIFCG12, EMIFCNT01, EMIFCNT02, EMIFCNT03,
estruturantes EMIFCNT04, EMIFCNT05, EMIFCNT06, EMIFCNT07, EMIFCNT08, EMIFCNT09, EMIFCNT10,
EMIFCNT11, EMIFCNT12.
Professor de Educação Básica da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física ou Química),
com predominância para a área de Biologia, seguida por Química e Física. O professor
deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de apren-
Perfil docente dizagem, práticas pedagógicas investigativas, condução de atividades investigativas em
laboratório, coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão
e trabalho em grupo) e condução e orientação para o desenvolvimento de projetos. Além
disso, o professor deverá possuir conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de
informática, internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores.
Sala de aula, computador/celular/smartphone, acesso à internet, laboratório escolar e
Recursos material de laboratório, livro didático, data show, estrutura para edição/impressão, acesso
a aplicativos/softwares específicos.
Avaliação A avaliação do itinerário será realizada em três etapas letivas, por meio da construção de
portfólios de atividades e projetos, com regime de aprovação anual.
Desenvolverá uma formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos e aos processos
inerentes ao fazer científico. Será capaz de atuar pautado em princípios éticos, adotar uma
postura ativa na busca de informações e na construção de conhecimentos relacionados
às Ciências Naturais, com grande capacidade de inovação, protagonismo nos diferentes
Perfil do egresso processos trabalhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e postura ecológica
e socialmente responsável. Além disso, o egresso será capacitado para o uso e desenvol-
vimento de tecnologias, para a análise e o desenvolvimento de processos relacionados às
práticas investigativas, bem como para intervenção e resolução criativa dos problemas
apresentados no ambiente, considerando limitações éticas e posições contraditórias.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 67