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Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde (Colégios de grande porte)

                            Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde
                                  2ª série do Ensino Médio

           TEMA           Ciência no cotidiano e na alimentação
           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
           Carga horária anual  167 horas
                          Histórico da alimentação ao longo da evolução humana. Importância da alimentação para
                          os seres vivos, em especial o ser humano. Produção de alimentos e seus impactos nos
                          ecossistemas e na qualidade de vida do ser humano. Aspectos que estão direta ou indire-
                          tamente relacionados à alimentação do ser humano. Como os alimentos (especialmente
                          os processados e ultraprocessados) são apresentados ao consumidor. As diferentes formas
                          de preparo dos alimentos e os métodos de conservação. Como se dá a percepção do sabor
                          dos alimentos. Culinária afetiva. O futuro da alimentação humana. Diferença entre segu-
           EMENTA         rança alimentar e segurança de alimentos. Conceito de fome oculta. Impactos ambientais
           (Objetos do conheci-  da produção de alimentos. Alternativas para a construção de cidades mais sustentáveis.
           mento)         Construção civil: materiais utilizados na construção de moradias, impacto ambiental, a
                          importância da eletricidade nas residências, alternativas ecologicamente mais sustentáveis
                          para o setor. Produtos de higiene pessoal e do ambiente: principais substâncias, vantagens
                          e desvantagens de seu uso, e tendências de mercado. Práticas de consumo e os impactos
                          ambientais decorrentes do consumismo da atualidade. Lazer e atividades associadas ao
                          bem-estar e à qualidade de vida do ser humano. Corpo e movimento: exercícios físicos,
                          mecânica do corpo humano, funcionamento do corpo humano em atletas de alto rendi-
                          mento e acessibilidade às práticas esportivas.
                          Investigação Científica
           Eixos estruturantes  Processos Criativos
                          Mediação e Intervenção Sociocultural
                          Empreendedorismo
           Áreas do conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                          EMIFCG01, EMIFCG02, EMIFCG03, EMIFCG04, EMIFCG05, EMIFCG06, EMIFCG07, EMIFCG08,
           Habilidades dos eixos   EMIFCG09, EMIFCG10, EMIFCG11, EMIFCG12, EMIFCNT01, EMIFCNT02, EMIFCNT03,
           estruturantes  EMIFCNT04, EMIFCNT05, EMIFCNT06, EMIFCNT07, EMIFCNT08, EMIFCNT09, EMIFCNT10,
                          EMIFCNT11, EMIFCNT12.
                          Professor de Educação Básica da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física ou Química),
                          com predominância para a área de Biologia, seguida por Química e Física. O professor
                          deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de apren-
           Perfil docente  dizagem, práticas pedagógicas investigativas, condução de atividades investigativas em
                          laboratório, coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão
                          e trabalho em grupo) e condução e orientação para o desenvolvimento de projetos. Além
                          disso, o professor deverá possuir conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de
                          informática, internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores.
                          Sala de aula, computador/celular/smartphone, acesso à internet, laboratório escolar e
           Recursos       material de laboratório, livro didático, data show, estrutura para edição/impressão, acesso
                          a aplicativos/softwares específicos.
           Avaliação      A avaliação do itinerário será realizada em três etapas letivas, por meio da construção de
                          portfólios de atividades e projetos, com regime de aprovação anual.
                          Desenvolverá uma formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos e aos processos
                          inerentes ao fazer científico. Será capaz de atuar pautado em princípios éticos, adotar uma
                          postura ativa na busca de informações e na construção de conhecimentos relacionados
                          às Ciências Naturais, com grande capacidade de inovação, protagonismo nos diferentes
           Perfil do egresso  processos trabalhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e postura ecológica
                          e socialmente responsável. Além disso, o egresso será capacitado para o uso e desenvol-
                          vimento de tecnologias, para a análise e o desenvolvimento de processos relacionados às
                          práticas investigativas, bem como para intervenção e resolução criativa dos problemas
                          apresentados no ambiente, considerando limitações éticas e posições contraditórias.
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