Page 63 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde (Colégios de grande porte)
Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde
1ª série do Ensino Médio
TEMA Sustentabilidade e Saúde
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
Evolução do conhecimento nas Ciências Médicas. Pesquisa, obtenção e ação de novos
fármacos. Tecnologias relacionadas à manutenção da saúde e à prática médica. Ferramentas
biotecnológicas modernas para diagnóstico e tratamento de doenças. Questões éticas e
sociais relacionadas à prática médica. Pesquisa básica e aplicada em medicina. Perspecti-
vas, tendências e possibilidades para as Ciências Médicas. Histórico da Agenda 2030 e do
EMENTA desenvolvimento sustentável; dimensões da sustentabilidade; panorama do uso da água
(Objetos do conheci- (conflitos mundiais; interferências no ciclo hidrológico e suas consequências; contaminan-
mento) tes; poluição plástica e perda de biodiversidade). Inovação (dentro e fora do contexto de
sustentabilidade), indicadores de sustentabilidade, importância da comunicação (técnicas e
dicas para torná-la mais efetiva), importância da ciência e de diversos atores para alcançar
os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), ferramentas de análise (de projetos
e de autoavaliação). Saneamento básico, tratamento da água e disponibilidade hídrica no
Brasil. Processos produtivos e desenvolvimento sustentável.
Investigação Científica
Eixos estruturantes Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG01; EMIFCG02; EMIFCG03; EMIFCG04; EMIFCG05; EMIFCG06; EMIFCG07;
Habilidades dos eixos EMIFCG08; EMIFCG09; EMIFCG10; EMIFCG11; EMIFCG12, EMIFCNT01; EMIFCNT02;
estruturantes EMIFCNT03; EMIFCNT04; EMIFCNT05; EMIFCNT06; EMIFCNT07; EMIFCNT08; EMIFCNT09;
EMIFCNT10; EMIFCNT11; EMIFCNT12.
Professor de Educação Básica da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física ou Química),
com predominância para a área de Biologia, seguida por Química e Física. O professor
deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de apren-
Perfil docente dizagem, práticas pedagógicas investigativas, condução de atividades investigativas em
laboratório, coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão
e trabalho em grupo) e condução e orientação para o desenvolvimento de projetos. Além
disso, o professor deverá possuir conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de
informática, internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores.
Sala de aula, computador/celular/smartphone, acesso à internet, laboratório escolar e
Recursos material de laboratório, livro didático, data show, estrutura para edição/impressão, acesso
a aplicativos/softwares específicos.
Avaliação Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de apro-
vação anual.
Sujeito que desenvolverá uma formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos
e aos processos inerentes ao fazer científico. Capaz a atuar pautado em princípios éticos,
adotar uma postura ativa na busca de informações e na construção de conhecimentos
relacionados às Ciências Naturais, com grande capacidade de inovação, protagonismo
Perfil do egresso nos diferentes processos trabalhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e
postura ecologicamente e socialmente responsáveis. O estudante será capacitado para o
uso e desenvolvimento de tecnologias, para a análise e o desenvolvimento de processos
relacionados às práticas investigativas, capacidade de intervenção e resolução criativa
dos problemas apresentados no seu ambiente, levando em consideração limitações éticas
e posições contraditórias.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 63