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Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde (Colégios de grande porte)



                            Itinerário de Ciências da Vida e da Saúde
                                  1ª série do Ensino Médio

           TEMA           Sustentabilidade e Saúde
           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
           Carga horária anual  167 horas
                          Evolução do conhecimento nas Ciências Médicas. Pesquisa, obtenção e ação de novos
                          fármacos. Tecnologias relacionadas à manutenção da saúde e à prática médica. Ferramentas
                          biotecnológicas modernas para diagnóstico e tratamento de doenças. Questões éticas e
                          sociais relacionadas à prática médica. Pesquisa básica e aplicada em medicina. Perspecti-
                          vas, tendências e possibilidades para as Ciências Médicas. Histórico da Agenda 2030 e do
           EMENTA         desenvolvimento sustentável; dimensões da sustentabilidade; panorama do uso da água
           (Objetos do conheci-  (conflitos mundiais; interferências no ciclo hidrológico e suas consequências; contaminan-
           mento)         tes; poluição plástica e perda de biodiversidade). Inovação (dentro e fora do contexto de
                          sustentabilidade), indicadores de sustentabilidade, importância da comunicação (técnicas e
                          dicas para torná-la mais efetiva), importância da ciência e de diversos atores para alcançar
                          os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), ferramentas de análise (de projetos
                          e de autoavaliação). Saneamento básico, tratamento da água e disponibilidade hídrica no
                          Brasil. Processos produtivos e desenvolvimento sustentável.
                          Investigação Científica
           Eixos estruturantes  Processos Criativos
                          Mediação e Intervenção Sociocultural
                          Empreendedorismo
           Áreas do conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                          EMIFCG01; EMIFCG02; EMIFCG03; EMIFCG04; EMIFCG05; EMIFCG06; EMIFCG07;
           Habilidades dos eixos   EMIFCG08; EMIFCG09; EMIFCG10; EMIFCG11; EMIFCG12, EMIFCNT01; EMIFCNT02;
           estruturantes  EMIFCNT03; EMIFCNT04; EMIFCNT05; EMIFCNT06; EMIFCNT07; EMIFCNT08; EMIFCNT09;
                          EMIFCNT10; EMIFCNT11; EMIFCNT12.
                          Professor de Educação Básica da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física ou Química),
                          com predominância para a área de Biologia, seguida por Química e Física. O professor
                          deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de apren-
           Perfil docente  dizagem, práticas pedagógicas investigativas, condução de atividades investigativas em
                          laboratório, coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão
                          e trabalho em grupo) e condução e orientação para o desenvolvimento de projetos. Além
                          disso, o professor deverá possuir conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de
                          informática, internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores.
                          Sala de aula, computador/celular/smartphone, acesso à internet, laboratório escolar e
           Recursos       material de laboratório, livro didático, data show, estrutura para edição/impressão, acesso
                          a aplicativos/softwares específicos.
           Avaliação      Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de apro-
                          vação anual.
                          Sujeito que desenvolverá uma formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos
                          e aos processos inerentes ao fazer científico. Capaz a atuar pautado em princípios éticos,
                          adotar uma postura ativa na busca de informações e na construção de conhecimentos
                          relacionados às Ciências Naturais, com grande capacidade de inovação, protagonismo
           Perfil do egresso  nos diferentes processos trabalhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e
                          postura ecologicamente e socialmente responsáveis. O estudante será capacitado para o
                          uso e desenvolvimento de tecnologias, para a análise e o desenvolvimento de processos
                          relacionados às práticas investigativas, capacidade de intervenção e resolução criativa
                          dos problemas apresentados no seu ambiente, levando em consideração limitações éticas
                          e posições contraditórias.
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