Page 58 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 58

Rubrica avaliativa – Processos Formativos

              Critério        4            3             2            1

                           O estudante                O estudante   O estudante
                           demonstrou   O estudante   realizou alguns   acessou pouco a
                           proficiência   realizou inserções   acessos às   plataforma, o que
                          no acesso às
              Acesso às   plataformas,   nas plataformas   plataformas,   contribuiu para um
                                                                  monitoramento
             plataformas   conforme    com constância   apresentou dúvidas   insatisfatório de
                                        e demonstrou
                                                    em alguns canais
                           orientado, e   participação   da ferramenta e   seus pontos fortes
                         prosseguiu com   satisfatória.  não manteve o   e a melhorar no
                         acesso frequente a
                         essa ferramenta.            ritmo de acesso.  decorrer das aulas.
                          Os dados foram               Os dados    Os dados não
                           coletados   Os dados refletem   mostram parte   apresentam
                          corretamente e   a realidade do   das dificuldades   pontos fortes nem
                                                     do estudante;
                                                                   a melhorar. Os
            Organização dos   refletem, de forma   estudante, de   alguns pontos   dados não estão
                                        acordo com
            dados coletados   objetiva e clara,   a plataforma   não estão claros.   referenciados
            das plataformas   os pontos fortes
             educacionais  e a melhorar.   utilizada. Apresenta   Apresenta pouco   na plataforma
                          A organização   pontos de atenção   foco de atenção,   utilizada. Requer
                                                     de acordo com a
                                       e as evidências
                         das evidências é   estão organizadas.  coleta de dados da   atenção para o uso
                                                                  da ferramenta e a
                           estruturada.               plataforma.  coleta dos dados.
                           O estudante                             O estudante
                                                      O estudante
                                        O estudante
                         realizou a análise   realizou a análise   preencheu a análise   realizou a análise
                                                                  de perfil de forma
                          de perfil com   do perfil e   de perfil. Mapeou   descuidada. Não foi
                        afinco. Demonstrou
            Análise de perfil   domínio dos pontos   apontou pontos de   poucos pontos de   possível mapear os
              pessoal    mais importantes   interesse. Mapeou   interesse e não   pontos de interesse
                         e sistematizou os   alguns dados   mostrou o foco   pessoal. Os dados
                                       relevantes para o
                         dados para mapear   autoconhecimento.  principal para o   não mostram o
                                                        perfil.
                                                                   perfil de forma
                          as preferências.                          completa.
                         O estudante criou   O estudante
                          o perfil pessoal   preencheu todo   O estudante   O estudante
                         de maneira clara.   o perfil pessoal.   apresentou a maior   apresentou
            Elaboração de   Delimitou metas   Organizou as metas   parte do relatório,   relatório
           objetivos e metas   e possibilidades   principais com base   incluindo algumas   incompleto e
             individuais  reais, baseadas em   na organização   possibilidades e   incluiu poucas
                         dados e no estudo   de pontos de   metas com base no   metas e pontos de
                         do perfil realizado   atenção discutidos   perfil.  atenção na entrega.
                         na fase anterior.  anteriormente.
                           O estudante   O estudante   O estudante
                          mostrou foco   apresentou os   apresentou   O estudante
                          e domínio das   dados coletados   algumas   apresentou poucas
                           metas e dos   e falou sobre   estratégias   estratégias e dados
                         dados coletados.   estratégias que   interessantes de   para mudança
            Apresentação   Exemplificou   funcionaram para   acordo com o   de resultados.
            do PEP (ou outro
                                                                  Não foi possível
                                                     próprio perfil e
              projeto)    as estratégias   o próprio perfil. Os   mudanças básicas   perceber mudanças
                          e apresentou
                                       dados coletados
                          resultados que   confirmam   puderam ser   significativas nos
                          demonstram   mudanças positivas   percebidas a partir   perfis cognitivo e
                           crescimento   nos campos   das tomadas de   pessoal.
                        pessoal e cognitivo.  cognitivo e pessoal.  decisão realizadas.
     58  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63