Page 55 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 55
O planejamento deverá primar por olhares pedagógicos distintos, orga-
nizados em um planejamento do tipo 4A (Ativação, Aquisição, Aplicação e
Avaliação), a fim de elucidar a possibilidade do trabalho docente.
Modelo de planejamento 4A
Habilidade(s): (retirar dos eixos estruturantes)
Ativação
• Momento de reflexão orientado sobre a temática a ser estudada.
• Professor deve organizar os estudantes para uma participação efetiva e ativa nesse momento.
• Organização da sala, preferencialmente, em duplas ou grupos pequenos.
Possibilidades: KWL, Brainstorm, documentário, leitura de reportagem, roda de conversa, sala de aula
invertida, diálogo sobre conhecimentos prévios, imagética, dinâmicas de socialização, momento de
reflexão para o autoconhecimento.
Aquisição
• Momento para realizar atividades próprias da construção de conhecimento.
• Orientação prévia do professor e acompanhamento.
Possibilidades: escrita de relatório, pesquisa, acesso às plataformas, coleta de dados, análise de perfil,
estudos dirigidos, organização dos Planos de Estudo Personalizado - PEP, construção de infográficos,
entrevistas, leituras diversas, estudo de matrizes de organização pessoal, entre outras.
Aplicação
• Momento para a apresentação de ideias, trocas e diálogos.
• O estudante poderá contribuir com os projetos pessoais dos colegas de forma a agregar valor às
construções realizadas.
Possibilidades: apresentações orais ou com o apoio de recursos audiovisuais, colaboração entre
grupos, visitas de campo, experimentações, exposições de trabalhos, participação em ações comu-
nitárias, dentre outras.
Avaliação
• Pode contemplar, de modo complementar ou alternado, o olhar docente e a autoavaliação, de
forma a permitir aos estudantes a reflexão acerca das construções realizadas por eles, promovendo
autonomia e metacognição.
Possibilidades: checklist, rubrica e autoavaliação.
*A avaliação é processual e deve ser realizada ao longo das aulas. Perpassa o olhar docente para as
construções e o domínio das ferramentas pelos estudantes. Contempla, ainda, a participação e as
entregas a serem realizadas.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 55