Page 55 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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O planejamento deverá primar por olhares pedagógicos distintos, orga-
          nizados em um planejamento do tipo 4A (Ativação, Aquisição, Aplicação e
          Avaliação), a fim de elucidar a possibilidade do trabalho docente.

                                 Modelo de planejamento 4A
           Habilidade(s): (retirar dos eixos estruturantes)

           Ativação
           •  Momento de reflexão orientado sobre a temática a ser estudada.
           •  Professor deve organizar os estudantes para uma participação efetiva e ativa nesse momento.
           •  Organização da sala, preferencialmente, em duplas ou grupos pequenos.
           Possibilidades: KWL, Brainstorm, documentário, leitura de reportagem, roda de conversa, sala de aula
           invertida, diálogo sobre conhecimentos prévios, imagética, dinâmicas de socialização, momento de
           reflexão para o autoconhecimento.
           Aquisição
           •  Momento para realizar atividades próprias da construção de conhecimento.
           •  Orientação prévia do professor e acompanhamento.
           Possibilidades: escrita de relatório, pesquisa, acesso às plataformas, coleta de dados, análise de perfil,
           estudos dirigidos, organização dos Planos de Estudo Personalizado - PEP, construção de infográficos,
           entrevistas, leituras diversas, estudo de matrizes de organização pessoal, entre outras.
           Aplicação
           •  Momento para a apresentação de ideias, trocas e diálogos.
           •  O estudante poderá contribuir com os projetos pessoais dos colegas de forma a agregar valor às
            construções realizadas.
           Possibilidades: apresentações orais ou com o apoio de recursos audiovisuais, colaboração entre
           grupos, visitas de campo, experimentações, exposições de trabalhos, participação em ações comu-
           nitárias, dentre outras.

           Avaliação
           •  Pode contemplar, de modo complementar ou alternado, o olhar docente e a autoavaliação, de
            forma a permitir aos estudantes a reflexão acerca das construções realizadas por eles, promovendo
            autonomia e metacognição.
           Possibilidades: checklist, rubrica e autoavaliação.
           *A avaliação é processual e deve ser realizada ao longo das aulas. Perpassa o olhar docente para as
           construções e o domínio das ferramentas pelos estudantes. Contempla, ainda, a participação e as
           entregas a serem realizadas.

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