Page 57 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 57
Fluxo do trabalho docente
Apresentamos, a seguir, algumas possibilidades de fluxo de trabalho
docente, de acordo com essa orientação.
Veri car a Acompanhar os Orientar os estudantes Acompanhar a frequência
orientação e resultados nas com base nos canais de acesso dos estudantes,
primando por uma ação
aplicação dos plataformas e os disponíveis em cada pedagógica que incentiva
simulados. per turma. ferramenta educacional. as boas práticas do grupo.
Orientar os estudantes para o Apresentar diferentes Construir, de forma orientada, relatório
reconhecimento das próprias possibilidades para a de per estudante, com dicas para
preferências e per ividuais, organização mental, de forma estudos baseadas nas características
de acordo com a premissa das a atender as perspectivas de individuais apresentadas (apoio da
múltiplas inteligências. cada per estudantil. Orientação Pedagógica).
Acompanhar editais e Orientar os estudantes para Elaborar tabelas de
datas de inscrição dos Estudar com os as inscriçãoes e o acompanhamento
principais vestibulares estudantes as normas acompanhamento das individual, a partir dos
e os direcionamentos
locais e/ou de interesse páginas referentes ao interesses dos
dos estudantes. dos documentos. ingresso na universidade. estudantes.
Lançamento de notas por trimestre
A avaliação deve ter caráter formativo e diversificado, incluindo Plano de
Estudo Personalizado (PEP) elaborado pelo estudante, contendo análise
do próprio desempenho, objetivos a serem alcançados no próximo período
(ou avaliação) e estratégias de estudo empregadas para o atingimento dos
objetivos traçados, em harmonia com as matrizes e diretrizes maristas. O
PEP e as outras atividades deverão ser avaliados por rubrica, preferencial-
mente.
Processo avaliativo — Rubricas de avaliação (modelo)
O modelo a seguir retoma com os estudantes algumas atividades realizadas
ao longo do semestre letivo. Assim, os critérios estabelecidos preveem
a reflexão acerca das produções e apresentações que fizeram parte dos
momentos de diálogo conjunto e individual, em colaboração com a
Orientação Educacional e sob a supervisão do professor responsável.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 57