Page 54 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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Perfil do professor
Em consonância com a ementa, o docente desse componente curricular
deve ser licenciado em qualquer área do conhecimento, com expertise em
diálogos com as juventudes, projeto de vida, escolhas vocacionais, análise
de dados educacionais, bem como ter conhecimento expressivo das plata-
formas Minha Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional. Também
deve ter a capacidade de realizar trabalhos sobre projeto de vida com os
estudantes, elaborar e entregar relatórios do perfil da turma para a Orien-
tação Educacional sobre o desempenho nos processos avaliativos a que os
discentes são submetidos (internos e externos). O docente deve ter perfil
de orientador de estudos, auxiliar na organização e no monitoramento de
hábitos e técnicas de estudos e orientação vocacional.
Organização do trabalho docente
O docente responsável pelo componente curricular deverá organizar o
planejamento de acordo com as demandas apresentadas na unidade. Dessa
forma, buscará a definição de conceitos e ressignificações no contexto
para articular processos e recursos a partir da realidade local. O professor
deverá promover, no planejamento, a estruturação de aulas com contextos
dinâmicos, pensadas e articuladas para a aprendizagem significativa do
grupo de estudantes envolvidos no componente, bem como atuar como
mediador do processo de desenvolvimento individual dos estudantes, com
o intuito de os discentes realizarem escolhas futuras alinhadas ao próprio
projeto de vida.
O trabalho docente deverá firmar a parceria entre equipes escolares. Nesse
sentido, é válida a participação de diferentes grupos, como: Coordenação
Pedagógica, Orientação Educacional e TE/TI da unidade em momentos
instrucionais e formativos diversos que contribuam para uma formação
integral dos estudantes. O professor responsável pelo novo componente
curricular, sempre alinhado com a Coordenação Pedagógica, deverá convi-
dar e orientar a ação de diferentes agentes dentro do componente curri-
cular para a integração dos saberes de forma orgânica, primando pela
educação integral dos estudantes.
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