Page 54 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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Perfil do professor

          Em consonância com a ementa, o docente desse componente curricular
          deve ser licenciado em qualquer área do conhecimento, com expertise em
          diálogos com as juventudes, projeto de vida, escolhas vocacionais, análise
          de dados educacionais, bem como ter conhecimento expressivo das plata-
          formas Minha Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional. Também
          deve ter a capacidade de realizar trabalhos sobre projeto de vida com os
          estudantes, elaborar e entregar relatórios do perfil da turma para a Orien-
          tação Educacional sobre o desempenho nos processos avaliativos a que os
          discentes são submetidos (internos e externos). O docente deve ter perfil
          de orientador de estudos, auxiliar na organização e no monitoramento de
          hábitos e técnicas de estudos e orientação vocacional.


          Organização do trabalho docente
          O docente responsável pelo componente curricular deverá organizar o
          planejamento de acordo com as demandas apresentadas na unidade. Dessa
          forma, buscará a definição de conceitos e ressignificações no contexto
          para articular processos e recursos a partir da realidade local. O professor
          deverá promover, no planejamento, a estruturação de aulas com contextos
          dinâmicos, pensadas e articuladas para a aprendizagem significativa do
          grupo de estudantes envolvidos no componente, bem como atuar como
          mediador do processo de desenvolvimento individual dos estudantes, com
          o intuito de os discentes realizarem escolhas futuras alinhadas ao próprio
          projeto de vida.

          O trabalho docente deverá firmar a parceria entre equipes escolares. Nesse
          sentido, é válida a participação de diferentes grupos, como: Coordenação
          Pedagógica, Orientação Educacional e TE/TI da unidade em momentos
          instrucionais e formativos diversos que contribuam para uma formação
          integral dos estudantes. O professor responsável pelo novo componente
          curricular, sempre alinhado com a Coordenação Pedagógica, deverá convi-
          dar e orientar a ação de diferentes agentes dentro do componente curri-
          cular para a integração dos saberes de forma orgânica, primando pela
          educação integral dos estudantes.

     54  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
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