Page 50 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 50

Apêndices

          Apêndice 1 — Organização Geral – Componente Curricular Processos
          Formativos

          O componente curricular Processos Formativos, exclusividade na ampliação
          da carga horária da 3ª série do Ensino Médio, objetiva compreender e
          trabalhar, a partir da reflexão das avaliações e dos resultados acadêmicos, o
          projeto de vida e a escolha profissional, contextos necessários para alcançar
          os objetivos profissionais dos estudantes a partir do rendimento acadêmico
          em contextos formativos inerentes ao Ensino Médio. Com isso, ao longo
          do desenvolvimento do componente curricular, professores e estudantes
          desenvolverão práticas relacionadas a:
          •   avaliações educacionais (histórico e importância das avaliações a que
             os estudantes são submetidos);
          •   plataformas utilizadas nas avaliações em larga escala (Evolucional e
             FTD);
          •   editais e matrizes de avaliação de universidades (contemplando a
             realidade local dos estudantes e as próprias escolhas, de acordo com
             o projeto de vida);
          •   metodologias de correção das avaliações: Teoria clássica dos Testes
             (TCT), Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Competências de redação;
          •   estrutura de questões e de itens de avaliações externas (Enem e
             vestibulares locais);
          •   técnicas de estudo e apoio das plataformas educacionais (parceria com
             a Orientação Educacional da unidade);
          •   técnicas de realização de avaliação (matrizes POMODORO, Eisenhower,
             método EPL2R, mapas mentais, estudo mnemônico, áudios, dentre outros);
          •   desenho de perfil do estudante para o mercado de trabalho, com apoio
             da plataforma Minha Escolha;
          •   grupos de estudo (leitura, investigação e discussão);
          •   aprofundamento em componentes específicos das áreas do
             conhecimento.


     50  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55