Page 50 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 50
Apêndices
Apêndice 1 — Organização Geral – Componente Curricular Processos
Formativos
O componente curricular Processos Formativos, exclusividade na ampliação
da carga horária da 3ª série do Ensino Médio, objetiva compreender e
trabalhar, a partir da reflexão das avaliações e dos resultados acadêmicos, o
projeto de vida e a escolha profissional, contextos necessários para alcançar
os objetivos profissionais dos estudantes a partir do rendimento acadêmico
em contextos formativos inerentes ao Ensino Médio. Com isso, ao longo
do desenvolvimento do componente curricular, professores e estudantes
desenvolverão práticas relacionadas a:
• avaliações educacionais (histórico e importância das avaliações a que
os estudantes são submetidos);
• plataformas utilizadas nas avaliações em larga escala (Evolucional e
FTD);
• editais e matrizes de avaliação de universidades (contemplando a
realidade local dos estudantes e as próprias escolhas, de acordo com
o projeto de vida);
• metodologias de correção das avaliações: Teoria clássica dos Testes
(TCT), Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Competências de redação;
• estrutura de questões e de itens de avaliações externas (Enem e
vestibulares locais);
• técnicas de estudo e apoio das plataformas educacionais (parceria com
a Orientação Educacional da unidade);
• técnicas de realização de avaliação (matrizes POMODORO, Eisenhower,
método EPL2R, mapas mentais, estudo mnemônico, áudios, dentre outros);
• desenho de perfil do estudante para o mercado de trabalho, com apoio
da plataforma Minha Escolha;
• grupos de estudo (leitura, investigação e discussão);
• aprofundamento em componentes específicos das áreas do
conhecimento.
50 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte