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O componente curricular Processos Formativos foi estruturado em
consonância com a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996), o Projeto
Educativo do Brasil Marista (2010), a Base Nacional Comum Curricular
- BNCC (2018a), as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio
- DCNEMs (2018c), os Referenciais Curriculares para a elaboração de
Itinerários Formativos (2019) e as Matrizes Curriculares de Educação
Básica do Brasil Marista (2021). Nesse contexto, apresentamos, a seguir,
a organização básica desse componente, com vistas a possibilitar
a organização docente para o trabalho pedagógico, como os eixos
estruturantes, as habilidades, as áreas do conhecimento envolvidas, os
recursos e a carga horária necessária para o desenvolvimento.
Eixos estruturantes
• Processos Criativos.
• Investigação Científica.
• Empreendedorismo.
Habilidades
As habilidades foram elencadas a partir da Portaria n. 1.432, de 28 de
dezembro de 2018, tópico 05, que versa sobre Habilidades Relacionadas
aos Itinerários Formativos.
• EMIFCG01: Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos
e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive
utilizando o apoio de tecnologias digitais.
• EMIFCG02: Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos
e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar
conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras,
ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores
universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade,
solidariedade e sustentabilidade.
• EMIFCG03: Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de
investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas
diversos.
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