Page 51 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 51

O componente curricular Processos Formativos foi estruturado em
          consonância com a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996), o Projeto
          Educativo do Brasil Marista (2010), a Base Nacional Comum Curricular
          - BNCC (2018a), as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio
          - DCNEMs (2018c), os Referenciais Curriculares para a elaboração de
          Itinerários Formativos (2019) e as Matrizes Curriculares de Educação
          Básica do Brasil Marista (2021). Nesse contexto, apresentamos, a seguir,
          a organização básica desse componente, com vistas a possibilitar
          a organização docente para o trabalho pedagógico, como os eixos
          estruturantes, as habilidades, as áreas do conhecimento envolvidas, os
          recursos e a carga horária necessária para o desenvolvimento.
          Eixos estruturantes

            •   Processos Criativos.

            •   Investigação Científica.
            •   Empreendedorismo.


          Habilidades
          As habilidades foram elencadas a partir da Portaria n. 1.432, de 28 de
          dezembro de 2018, tópico 05, que versa sobre Habilidades Relacionadas
          aos Itinerários Formativos.

          •   EMIFCG01: Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos
             e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive
             utilizando o apoio de tecnologias digitais.

          •   EMIFCG02: Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos
             e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar
             conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras,
             ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores
             universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade,
             solidariedade e sustentabilidade.

          •   EMIFCG03: Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de
             investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas
             diversos.
 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  51
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56