Page 56 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 56

Entregas dos docentes e projetos complementares

          Os docentes devem promover a organização de projetos realizados pelos
          estudantes que contemplem as demandas específicas. Assim, a proposta
          do Marista Centro-Norte prevê:

          1.  Plano de Estudo Personalizado (PEP);

          2.  Rodas de conversa e debates orientados;

          3.  Leitura e interpretação de manuais e editais próprios da realidade do
             grupo de estudantes;

          4.  Organização de sequências e dinâmicas com foco no desenvolvimento
             integral, de acordo com os projetos de vida dos estudantes;

          5.  Elaboração de análises de dados extraídos das plataformas, a partir de
             pontos fortes e a melhorar;
          6.  Orientação e organização de feiras profissionais e palestras
             relacionadas às perspectivas de atuação futura dos estudantes;

          7.  Visitas guiadas, quando conveniente, a universidades e faculdades
             locais de escolha dos estudantes para ingresso;

          8.  Criação de relatórios individuais pelos estudantes, a partir do
             reconhecimento do próprio perfil pessoal;

          9.  Apresentação de dinâmicas pedagógicas diversas (elaboração de
             infográficos, tabelas, gráficos, linha do tempo, relatos pessoais, entre
             outros);

          10. Construção de tabelas para o acompanhamento do interesse dos
             estudantes em universidades e faculdades.










     56  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61