Page 56 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 56
Entregas dos docentes e projetos complementares
Os docentes devem promover a organização de projetos realizados pelos
estudantes que contemplem as demandas específicas. Assim, a proposta
do Marista Centro-Norte prevê:
1. Plano de Estudo Personalizado (PEP);
2. Rodas de conversa e debates orientados;
3. Leitura e interpretação de manuais e editais próprios da realidade do
grupo de estudantes;
4. Organização de sequências e dinâmicas com foco no desenvolvimento
integral, de acordo com os projetos de vida dos estudantes;
5. Elaboração de análises de dados extraídos das plataformas, a partir de
pontos fortes e a melhorar;
6. Orientação e organização de feiras profissionais e palestras
relacionadas às perspectivas de atuação futura dos estudantes;
7. Visitas guiadas, quando conveniente, a universidades e faculdades
locais de escolha dos estudantes para ingresso;
8. Criação de relatórios individuais pelos estudantes, a partir do
reconhecimento do próprio perfil pessoal;
9. Apresentação de dinâmicas pedagógicas diversas (elaboração de
infográficos, tabelas, gráficos, linha do tempo, relatos pessoais, entre
outros);
10. Construção de tabelas para o acompanhamento do interesse dos
estudantes em universidades e faculdades.
56 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte