Page 60 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 60
Ementa do componente
EMENTA
Processos Formativos
3 horas-aulas semanais – 3ª série
Carga horária semanal Módulo de aula de 50min
Total: 150 minutos
Carga horária anual 100 horas
Abordagem sobre projeto de vida, vocação, escolha profissional e dados de
rendimento acadêmico. Avaliações educacionais (histórico, importância, avalia-
ções a que os estudantes são submetidos). Plataformas utilizadas nas avalia-
EMENTA (Objetos do ções em larga escala. Editais e matrizes de avaliação de universidades. Técnicas
de correção das avaliações: TCT, TRI e Competências de redação. Estrutura de
conhecimento)
questões e itens das avaliações externas (Enem e vestibulares locais). Técnicas
de estudo e apoio das plataformas educacionais. Técnicas de realização de
avaliação. Perfil do estudante para o mercado de trabalho, com o apoio da
plataforma Minha Escolha. Grupos de estudo (leitura, investigação e discussão).
Processos Criativos
Eixos estruturantes Investigação Científica
Empreendedorismo
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Matemática e suas Tecnologias.
Áreas do conhecimento
Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Habilidades dos eixos EMIFC01; EMIFC02; EMIFC03; EMIFC04; EMIFC05; EMIFC06 EMIFC10;
estruturantes EMIFC11; EMIFC12.
Licenciado em qualquer área do conhecimento, com expertise em diálogos
com as juventudes, projeto de vida, escolhas vocacionais, análise de dados
educacionais, bem como ter conhecimento expressivo das plataformas Minha
Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional. Também deve ter a capa-
cidade de realizar trabalhos sobre projeto de vida com os estudantes, elaborar
Perfil docente
e entregar relatórios do perfil da turma para a Orientação Educacional sobre
o desempenho nos processos avaliativos a que os discentes são submetidos
(internos e externos). O docente deve ter perfil de orientador de estudos, auxi-
liar na organização e no monitoramento de hábitos e técnicas de estudos e
orientação vocacional.
Recursos Sala de aula. O acesso a notebooks ou tablets é desejável, mas não necessário.
O laboratório móvel pode ser utilizado.
Avaliação formativa e diversificada, incluindo Plano de Estudo Personalizado
(PEP) elaborado pelo estudante, contendo análise do próprio desempenho e os
Avaliação objetivos a serem alcançados no próximo período (ou avaliação), em harmonia
com as matrizes e diretrizes maristas. O PEP e as outras atividades poderão ser
avaliados por rubrica, preferencialmente.
Sujeito com capacidade metacognitiva: consciência das próprias características
e peculiaridades para aprender, ponderar sobre o que já aprendeu e o que ainda
precisa melhorar, avaliar, regular e organizar as situações de aprendizagem,
Perfil do egresso características essas em consonância com as Matrizes Curriculares de Educação
Básica do Brasil Marista. O estudante egresso desse componente curricular
deverá ser reflexivo, consciente, analítico e protagonista dos processos avaliati-
vos de que participa, com autonomia, autorregulação e autoavaliação do tempo
e estilo de aprendizagem.
60 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte