Page 60 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 60

Ementa do componente

                                         EMENTA
                                    Processos Formativos
                             3 horas-aulas semanais – 3ª série
           Carga horária semanal  Módulo de aula de 50min
                             Total: 150 minutos
           Carga horária anual  100 horas

                             Abordagem sobre projeto de vida, vocação, escolha profissional e dados de
                             rendimento acadêmico. Avaliações educacionais (histórico, importância, avalia-
                             ções a que os estudantes são submetidos). Plataformas utilizadas nas avalia-
           EMENTA (Objetos do   ções em larga escala. Editais e matrizes de avaliação de universidades. Técnicas
                             de correção das avaliações: TCT, TRI e Competências de redação. Estrutura de
           conhecimento)
                             questões e itens das avaliações externas (Enem e vestibulares locais). Técnicas
                             de estudo e apoio das plataformas educacionais. Técnicas de realização de
                             avaliação. Perfil do estudante para o mercado de trabalho, com o apoio da
                             plataforma Minha Escolha. Grupos de estudo (leitura, investigação e discussão).
                             Processos Criativos
           Eixos estruturantes  Investigação Científica
                             Empreendedorismo
                             Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
                             Matemática e suas Tecnologias.
           Áreas do conhecimento
                             Ciências Humanas e suas Tecnologias.
                             Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
           Habilidades dos eixos   EMIFC01; EMIFC02; EMIFC03; EMIFC04; EMIFC05; EMIFC06 EMIFC10;
           estruturantes     EMIFC11; EMIFC12.
                             Licenciado em qualquer área do conhecimento, com expertise em diálogos
                             com as juventudes, projeto de vida, escolhas vocacionais, análise de dados
                             educacionais, bem como ter conhecimento expressivo das plataformas Minha
                             Escolha, Estuda.com, Simulados FTD e Evolucional. Também deve ter a capa-
                             cidade de realizar trabalhos sobre projeto de vida com os estudantes, elaborar
           Perfil docente
                             e entregar relatórios do perfil da turma para a Orientação Educacional sobre
                             o desempenho nos processos avaliativos a que os discentes são submetidos
                             (internos e externos). O docente deve ter perfil de orientador de estudos, auxi-
                             liar na organização e no monitoramento de hábitos e técnicas de estudos e
                             orientação vocacional.
           Recursos          Sala de aula. O acesso a notebooks ou tablets é desejável, mas não necessário.
                             O laboratório móvel pode ser utilizado.
                             Avaliação formativa e diversificada, incluindo Plano de Estudo Personalizado
                             (PEP) elaborado pelo estudante, contendo análise do próprio desempenho e os
           Avaliação         objetivos a serem alcançados no próximo período (ou avaliação), em harmonia
                             com as matrizes e diretrizes maristas. O PEP e as outras atividades poderão ser
                             avaliados por rubrica, preferencialmente.
                             Sujeito com capacidade metacognitiva: consciência das próprias características
                             e peculiaridades para aprender, ponderar sobre o que já aprendeu e o que ainda
                             precisa melhorar, avaliar, regular e organizar as situações de aprendizagem,
           Perfil do egresso  características essas em consonância com as Matrizes Curriculares de Educação
                             Básica do Brasil Marista. O estudante egresso desse componente curricular
                             deverá ser reflexivo, consciente, analítico e protagonista dos processos avaliati-
                             vos de que participa, com autonomia, autorregulação e autoavaliação do tempo
                             e estilo de aprendizagem.
     60  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65