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Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
                      (Colégios de pequeno porte e escolas sociais)
           Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática – 1ª série do Ensino Médio

         TEMA     Educação financeira e desenvolvimento sustentável
         Carga
         horária   4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
         semanal
         Carga
         horária   167 horas
         anual
                  Histórico da Agenda 2030 e do desenvolvimento sustentável; dimensões da sustentabilidade; panorama do
                  uso da água (conflitos mundiais; interferências no ciclo hidrológico e suas consequências; contaminantes;
         EMENTA   poluição plástica e perda de biodiversidade). Inovação (dentro e fora do contexto de sustentabilidade);
         (Objetos   indicadores de sustentabilidade; importância da comunicação (técnicas e dicas para torná-la mais efetiva);
         do conhe-  importância da ciência e de diversos atores para alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Susten-
         cimento)  tável); ferramentas de análise (de projetos e de autoavaliação). Saneamento básico, tratamento da água e
                  disponibilidade hídrica no Brasil. Processos produtivos e desenvolvimento. Educação Financeira. Economia:
                  sua história e fenômenos. Planejamento Financeiro e Orçamento: aposentadoria.
                  lnvestigação Científica
         Eixos    Processos Criativos
         estrutu-  Mediação e Intervenção Sociocultural
         rantes   Empreendedorismo
         Áreas do  Matemática e suas Tecnologias
         conheci-  Ciências da Natureza e suas Tecnologias
         mento
         Habilida-  EMIFMATOI; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFMAT04; EMIFMATOS; EMIFMAT06; EMIFMAT07; EMIFMAT08;
         des      EMIFMAT09; EMIFMATIO; EMIFMATII; EMIFMATI2; EMIFCG01; EMIFCG02; EMIFCG03; EMIFCG04; EMIFCG05;
         dos eixos  EMIFCG06; EMIFCG07; EMIFCG08; EMIFCG09; EMIFCG10; EMIFCG11; EMIFCG12, EMIFCNT01; EMIFCNT02;
         estrutu-  EMIFCNT03; EMIFCNT04; EMIFCNT05; EMIFCNT06; EMIFCNT07; EMIFCNT08; EMIFCNT09; EMIFCNT10;
         rantes   EMIFCNT11; EMIFCNT12.
                  Recomenda-se a distribuição da carga horária entre dois professores: o primeiro licenciado em Matemática
                  e o outro da área de Natureza e suas Tecnologias.
                  Essa orientação justifica-se pelas temáticas tratadas na perspectiva sócio-histórico-culturais, como, por
                  exemplo, os planos econômicos no Brasil e noções sobre o desenvolvimento do capitalismo. É necessário,
         Perfil   ainda, que esses profissionais tenham habilidades com o uso de recursos tecnológicos.
         docente  O professor deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de aprendiza-
                  gem, práticas pedagógicas investigativas, condução de atividades investigativas em laboratório, coordenação
                  de processos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão e trabalho em grupo) e condução e orientação
                  para o desenvolvimento de projetos. Além disso, o professor deverá possuir conhecimentos e aptidão para o
                  uso de tecnologias de informática, internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores
         Recursos  Quadro, smartphone ou tablet, projetor, material do itinerário formativo e acesso à internet.
         Avaliação  Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.
                  O estudante desenvolverá habilidades e competências relacionadas a observar e utilizar, de forma crítica,
                  informações sobre economia, educação financeira, empreendedorismo, mercado de crédito, investimento
                  e previdência, sendo capaz de utilizar esses saberes no próprio projeto de vida. O estudante possuirá uma
                  formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos e aos processos inerentes ao fazer científico.
                  Será capaz dede atuar pautado em princípios éticos, adotar uma postura ativa na busca de informações
         Perfil do   e na construção de conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, com grande capacidade de inova-
                  ção, protagonismo nos diferentes processos trabalhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e
         egresso
                  postura ecologicamente e socialmente responsáveis. Além disso, o egresso será capacitado para o uso e o
                  desenvolvimento de tecnologias, para a análise e o desenvolvimento de processos relacionados às práticas
                  investigativas, capacidade de intervenção e resolução criativa dos problemas apresentados no seu ambiente,
                  levando em consideração limitações éticas e posições contraditórias.  Essas competências auxiliarão esse
                  estudante na resolução de problemas nos mais diversos contextos e na aplicação desse conhecimento na
                  realidade ao redor.
 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  65
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