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Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
(Colégios de pequeno porte e escolas sociais)
Itinerário de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática – 1ª série do Ensino Médio
TEMA Educação financeira e desenvolvimento sustentável
Carga
horária 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
semanal
Carga
horária 167 horas
anual
Histórico da Agenda 2030 e do desenvolvimento sustentável; dimensões da sustentabilidade; panorama do
uso da água (conflitos mundiais; interferências no ciclo hidrológico e suas consequências; contaminantes;
EMENTA poluição plástica e perda de biodiversidade). Inovação (dentro e fora do contexto de sustentabilidade);
(Objetos indicadores de sustentabilidade; importância da comunicação (técnicas e dicas para torná-la mais efetiva);
do conhe- importância da ciência e de diversos atores para alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Susten-
cimento) tável); ferramentas de análise (de projetos e de autoavaliação). Saneamento básico, tratamento da água e
disponibilidade hídrica no Brasil. Processos produtivos e desenvolvimento. Educação Financeira. Economia:
sua história e fenômenos. Planejamento Financeiro e Orçamento: aposentadoria.
lnvestigação Científica
Eixos Processos Criativos
estrutu- Mediação e Intervenção Sociocultural
rantes Empreendedorismo
Áreas do Matemática e suas Tecnologias
conheci- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
mento
Habilida- EMIFMATOI; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFMAT04; EMIFMATOS; EMIFMAT06; EMIFMAT07; EMIFMAT08;
des EMIFMAT09; EMIFMATIO; EMIFMATII; EMIFMATI2; EMIFCG01; EMIFCG02; EMIFCG03; EMIFCG04; EMIFCG05;
dos eixos EMIFCG06; EMIFCG07; EMIFCG08; EMIFCG09; EMIFCG10; EMIFCG11; EMIFCG12, EMIFCNT01; EMIFCNT02;
estrutu- EMIFCNT03; EMIFCNT04; EMIFCNT05; EMIFCNT06; EMIFCNT07; EMIFCNT08; EMIFCNT09; EMIFCNT10;
rantes EMIFCNT11; EMIFCNT12.
Recomenda-se a distribuição da carga horária entre dois professores: o primeiro licenciado em Matemática
e o outro da área de Natureza e suas Tecnologias.
Essa orientação justifica-se pelas temáticas tratadas na perspectiva sócio-histórico-culturais, como, por
exemplo, os planos econômicos no Brasil e noções sobre o desenvolvimento do capitalismo. É necessário,
Perfil ainda, que esses profissionais tenham habilidades com o uso de recursos tecnológicos.
docente O professor deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de aprendiza-
gem, práticas pedagógicas investigativas, condução de atividades investigativas em laboratório, coordenação
de processos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão e trabalho em grupo) e condução e orientação
para o desenvolvimento de projetos. Além disso, o professor deverá possuir conhecimentos e aptidão para o
uso de tecnologias de informática, internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores
Recursos Quadro, smartphone ou tablet, projetor, material do itinerário formativo e acesso à internet.
Avaliação Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de aprovação anual.
O estudante desenvolverá habilidades e competências relacionadas a observar e utilizar, de forma crítica,
informações sobre economia, educação financeira, empreendedorismo, mercado de crédito, investimento
e previdência, sendo capaz de utilizar esses saberes no próprio projeto de vida. O estudante possuirá uma
formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos e aos processos inerentes ao fazer científico.
Será capaz dede atuar pautado em princípios éticos, adotar uma postura ativa na busca de informações
Perfil do e na construção de conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, com grande capacidade de inova-
ção, protagonismo nos diferentes processos trabalhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e
egresso
postura ecologicamente e socialmente responsáveis. Além disso, o egresso será capacitado para o uso e o
desenvolvimento de tecnologias, para a análise e o desenvolvimento de processos relacionados às práticas
investigativas, capacidade de intervenção e resolução criativa dos problemas apresentados no seu ambiente,
levando em consideração limitações éticas e posições contraditórias. Essas competências auxiliarão esse
estudante na resolução de problemas nos mais diversos contextos e na aplicação desse conhecimento na
realidade ao redor.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 65