Page 68 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 68

Itinerário de Engenharias e Matemática (Colégios de grande porte)



                            Itinerário de Engenharias e Matemática
                                  2ª série do Ensino Médio


           TEMA           Lógica matemática e Matemática no cotidiano

           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)

           Carga horária anual  167 horas

                          Introdução à lógica. Lógica nas Ciências Sociais e Humanas. Computação e Matemática
           EMENTA         aplicada à era de dados. Lógica das Ciências da Natureza: lógica da narrativa e lógica
           (Objetos do conheci-  dos jogos. Matemática e pesquisa. Matemática e Ciências da Natureza. Matemática e
           mento)         Engenharia. Matemática e Economia. Matemática e pesquisa; Computação e Matemática
                          aplicada a era dos dados; Matemática e Ciências da Natureza; Matemática e Engenharia;
                          Matemática e Economia.
                          Investigação Científica
           Eixos estruturantes  Processos Criativos
                          Mediação e Intervenção Sociocultural
                          Empreendedorismo
                          Matemática e suas Tecnologias
           Áreas do conhecimento
                          Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                          EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
           Habilidades dos eixos   EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
           estruturantes  EMIFG08;  EMIFG09;  EMIFMAT03;  EMIFCG04;  EMIFMAT05;  EMIFCG05;  EMIFCG11;
                          EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.

                          Licenciado em Matemática; licenciado em Física ou Biologia. Recomenda-se a distribuição
                          da carga horária entre dois professores: o primeiro licenciado em Matemática e o outro da
                          área de Física ou Biologia.
           Perfil docente  Essa orientação justifica-se pelos temas serem tratados na perspectiva sócio-histórico-
                          cultural, como, por exemplo, o trabalho com o capítulo 3: Lógica nas Ciências da Natureza,
                          que, entre outros conteúdos, apresenta o que são a ciência e os métodos. É necessário,
                          ainda, que esses profissionais tenham habilidades com o uso de recursos tecnológicos.

                          Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso à
           Recursos       internet. Laboratório escolar e material de laboratório; livro didático.


           Avaliação      Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de apro-
                          vação anual.

                          Desenvolverá habilidades e competências relacionadas ao raciocínio lógico, ao uso da
           Perfil do egresso  estatística e à sua estruturação. Essas competências auxiliarão o estudante na resolução
                          de problemas nos mais diversos contextos e na aplicação desse conhecimento na realidade
                          ao redor.

     68  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73