Page 68 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 68
Itinerário de Engenharias e Matemática (Colégios de grande porte)
Itinerário de Engenharias e Matemática
2ª série do Ensino Médio
TEMA Lógica matemática e Matemática no cotidiano
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
Introdução à lógica. Lógica nas Ciências Sociais e Humanas. Computação e Matemática
EMENTA aplicada à era de dados. Lógica das Ciências da Natureza: lógica da narrativa e lógica
(Objetos do conheci- dos jogos. Matemática e pesquisa. Matemática e Ciências da Natureza. Matemática e
mento) Engenharia. Matemática e Economia. Matemática e pesquisa; Computação e Matemática
aplicada a era dos dados; Matemática e Ciências da Natureza; Matemática e Engenharia;
Matemática e Economia.
Investigação Científica
Eixos estruturantes Processos Criativos
Mediação e Intervenção Sociocultural
Empreendedorismo
Matemática e suas Tecnologias
Áreas do conhecimento
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFCG01; EFMICG09;
Habilidades dos eixos EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06; EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07;
estruturantes EMIFG08; EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05; EMIFCG11;
EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Licenciado em Matemática; licenciado em Física ou Biologia. Recomenda-se a distribuição
da carga horária entre dois professores: o primeiro licenciado em Matemática e o outro da
área de Física ou Biologia.
Perfil docente Essa orientação justifica-se pelos temas serem tratados na perspectiva sócio-histórico-
cultural, como, por exemplo, o trabalho com o capítulo 3: Lógica nas Ciências da Natureza,
que, entre outros conteúdos, apresenta o que são a ciência e os métodos. É necessário,
ainda, que esses profissionais tenham habilidades com o uso de recursos tecnológicos.
Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário formativo, Excel; acesso à
Recursos internet. Laboratório escolar e material de laboratório; livro didático.
Avaliação Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de apro-
vação anual.
Desenvolverá habilidades e competências relacionadas ao raciocínio lógico, ao uso da
Perfil do egresso estatística e à sua estruturação. Essas competências auxiliarão o estudante na resolução
de problemas nos mais diversos contextos e na aplicação desse conhecimento na realidade
ao redor.
68 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte