Page 62 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 62

1ª série do Ensino Médio

                        Itinerário de Humanidades e Linguagens
                  (Colégios de pequeno e grande portes e escolas sociais)



                            Itinerário de Humanidades e Linguagens
                                  1ª série do Ensino Médio

           TEMA           Redes Sociais e Trabalho
           Carga horária semanal  4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
           Carga horária anual  167 horas

                          Gêneros textuais argumentativos: apreciação e réplica. Processos de criação artística. Arte
                          e tecnologia. Elementos paralinguísticos e cinésicos. Matrizes étnicas, estéticas e culturais.
                          Fake news e pós-verdade. Direitos autorais. Jogos eletrônicos. Comunicação, linguagem,
                          língua e discurso. Fatores de textualidade. Marketing digital e de influência. Elementos da
                          comunicação e funções da linguagem. Variação linguística nos textos e nos contextos cultu-
                          rais. Modalização textual. Multissemioses e hipertextualidade nas linguagens tecnológicas.
           EMENTA         Cultura e cotidiano na modernidade e pós-modernidade. Formas de comunicação e seus
           (Objetos do conheci-  impactos nas relações sociais. Linguagem e relações de poder. Globalização, empréstimos e
           mento)         estrangeirismos. Desigualdade social e preconceito linguístico. Tensões entre cultura popu-
                          lar e cultura erudita. Violência: formas, dimensões, agentes e grupos receptores. História
                          das relações trabalhistas. Desigualdade social e trabalho. Ordem econômica e globalização.
                          Representatividade no mundo do trabalho. Organização do Estado Moderno e suas rela-
                          ções de poder. O trabalho em contextos variados: comunidades indígenas e quilombolas.
                          Movimentos sociais e participação política. Uberização do trabalho. Propaganda e discurso
                          no mundo do trabalho. Política e cultura nas relações de trabalho.
                          Investigação Científica
           Eixos estruturantes  Processos Criativos
                          Mediação e Intervenção Social
                          Empreendedorismo
                          Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
           Áreas do conhecimento
                          Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
                          EMIFCG01, EMIFCG02, EMIFCG03, EMIFCG04, EMIFCG07, EMIFCG12, EMIFLGG01,
           Habilidades dos eixos
           estruturantes  EMIFLGG04, EMIFLGG09, EMIFLGG10, EMIFLGG11, EMIFCHSA01, EMIFCHSA02, EMIF-
                          CHSA07, EMIFCHSA08, EMIFCHSA10.
                          Licenciado em Língua Portuguesa, Arte, História, Sociologia, Filosofia ou Geografia. Fami-
           Perfil docente  liaridade e disponibilidade para o uso de recursos digitais, metodologias ativas, realização
                          de projetos interdisciplinares. Desejável familiaridade com mídias de comunicação.
                          Dispositivos eletrônicos conectados à internet, biblioteca, salas de criação colaborativa
           Recursos
                          e auditório.
           Avaliação      Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de apro-
                          vação anual.
                          Sujeito com postura crítica, curioso e proativo em relação às redes sociais, às novas tecno-
           Perfil do egresso  logias da comunicação e informação e às relações de trabalho; capaz de fazer intervenções
                          na própria realidade e para o bem comum, bem como de definir o próprio projeto de vida
                          articulado com práticas empreendedoras e com responsabilidade social.
     62  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67