Page 62 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 62
1ª série do Ensino Médio
Itinerário de Humanidades e Linguagens
(Colégios de pequeno e grande portes e escolas sociais)
Itinerário de Humanidades e Linguagens
1ª série do Ensino Médio
TEMA Redes Sociais e Trabalho
Carga horária semanal 4 aulas – 133,33 minutos (módulo de aula de 50min)
Carga horária anual 167 horas
Gêneros textuais argumentativos: apreciação e réplica. Processos de criação artística. Arte
e tecnologia. Elementos paralinguísticos e cinésicos. Matrizes étnicas, estéticas e culturais.
Fake news e pós-verdade. Direitos autorais. Jogos eletrônicos. Comunicação, linguagem,
língua e discurso. Fatores de textualidade. Marketing digital e de influência. Elementos da
comunicação e funções da linguagem. Variação linguística nos textos e nos contextos cultu-
rais. Modalização textual. Multissemioses e hipertextualidade nas linguagens tecnológicas.
EMENTA Cultura e cotidiano na modernidade e pós-modernidade. Formas de comunicação e seus
(Objetos do conheci- impactos nas relações sociais. Linguagem e relações de poder. Globalização, empréstimos e
mento) estrangeirismos. Desigualdade social e preconceito linguístico. Tensões entre cultura popu-
lar e cultura erudita. Violência: formas, dimensões, agentes e grupos receptores. História
das relações trabalhistas. Desigualdade social e trabalho. Ordem econômica e globalização.
Representatividade no mundo do trabalho. Organização do Estado Moderno e suas rela-
ções de poder. O trabalho em contextos variados: comunidades indígenas e quilombolas.
Movimentos sociais e participação política. Uberização do trabalho. Propaganda e discurso
no mundo do trabalho. Política e cultura nas relações de trabalho.
Investigação Científica
Eixos estruturantes Processos Criativos
Mediação e Intervenção Social
Empreendedorismo
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Áreas do conhecimento
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
EMIFCG01, EMIFCG02, EMIFCG03, EMIFCG04, EMIFCG07, EMIFCG12, EMIFLGG01,
Habilidades dos eixos
estruturantes EMIFLGG04, EMIFLGG09, EMIFLGG10, EMIFLGG11, EMIFCHSA01, EMIFCHSA02, EMIF-
CHSA07, EMIFCHSA08, EMIFCHSA10.
Licenciado em Língua Portuguesa, Arte, História, Sociologia, Filosofia ou Geografia. Fami-
Perfil docente liaridade e disponibilidade para o uso de recursos digitais, metodologias ativas, realização
de projetos interdisciplinares. Desejável familiaridade com mídias de comunicação.
Dispositivos eletrônicos conectados à internet, biblioteca, salas de criação colaborativa
Recursos
e auditório.
Avaliação Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral, com regime de apro-
vação anual.
Sujeito com postura crítica, curioso e proativo em relação às redes sociais, às novas tecno-
Perfil do egresso logias da comunicação e informação e às relações de trabalho; capaz de fazer intervenções
na própria realidade e para o bem comum, bem como de definir o próprio projeto de vida
articulado com práticas empreendedoras e com responsabilidade social.
62 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte