Page 47 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 47

5. Considerações Finais

          A proposta do Marista Centro-Norte para o Ensino Médio configura possi-
          bilidades inovadoras e se apresenta como um diferencial para a formação
          integral dos discentes maristas. Além de um projeto articulador, que oferece
          espaço para o crescimento acadêmico, o Novo Ensino Médio Marista
          permite, também, a imersão do estudante em valores, atitudes e ações
          para uma vivência cidadã dos processos que regem a vida futura.

          Os cenários para o desenvolvimento dos estudantes, a partir do projeto de
          vida e dos desdobramentos desse percurso contínuo, corroboram para a
          inserção dos jovens maristas nos cenários avaliativos externos, por meio
          dos nossos processos formativos diferenciados. Esses contextos ampa-
          ram as escolhas futuras dos nossos estudantes, mediante fundamentação
          teórica e vivências valiosas, que colocam o estudante no centro do processo
          de construção da própria aprendizagem.

          O Novo Ensino Médio nos apresenta uma remodelação dos contextos
          educacionais que permitem inovar na organização curricular, na ação
          docente e, assim, estimulam o desenvolvimento dos estudantes, respei-
          tando o processo de desenvolvimento cognitivo e pessoal. Os desafios para
          essa implementação são muitos. Certos de que as potencialidades da nossa
          estrutura curricular se sobressaem, estamos animados com a construção
          e a execução desse projeto nos últimos anos.
          Compreendemos que toda a organização apresentada neste guia possibili-
          tará a qualidade das ações educacionais em nossas unidades, promovendo
          a consolidação do Projeto Educativo do Brasil Marista, em consonância com
          as orientações legais e de forma a permitir que nossos estudantes tenham
          momentos pedagógicos com vistas ao desenvolvimento do projeto de
          vida. Acreditamos que essas mudanças serão significativas para um apri-
          moramento da nossa missão de educar crianças e jovens, pois permitirão
          uma formação global pautada na ética, na justiça social e nas vivências de
          mundo. Dessa forma, desenvolveremos “bons cristãos e virtuosos cida-
          dãos” em acordo com o sonho de São Marcelino Champagnat.

 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  47
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52