Page 44 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 44

Como sugestão, os Itinerários de Formação Interdisciplinar poderão ser
          articulados com as temáticas da Mostra Marista de Conhecimento, Arte
          e Cultura e da Mostra de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação,
          bem como com a Simulação Internacional Marista (SIM). É necessário, ao
          longo da etapa, valorar o trabalho individual e em grupo para contribuir
          com o desenvolvimento de lideranças e das competências gerais da BNCC
          nos estudantes.

          Ao fim da etapa, o resultado das atividades e dos projetos desenvolvidos
          deverá ser lançado no sistema Lyceum na Av1 dos Itinerários para a 1ª e a
          2ª séries.

          Para a 3ª série, os Itinerários de Formação Interdisciplinar apresentam
          caráter preparatório para vestibulares e Enem, com lançamento no campo
          Av1, correspondendo à avaliação diversificada. A avaliação, nesse caso,
          contemplará:

          1.  a realização das atividades propostas em sala, como resolução de itens,
             debates e demais práticas propostas pelo docente;
          2.  a entrega das listas de exercícios, apresentação de resumos, mapas
             mentais, cálculos, resoluções, produções textuais, dentre outros que
             sejam solicitados ao longo do trimestre;

          3.  a frequência e a qualidade de acesso à plataforma Iônica no percurso
             Prepara (trilha on-line percorrida no curso da plataforma Iônica – emis-
             são de relatórios pelo docente no ambiente “Classe” da plataforma).




          4.3 Sistema avaliativo do Ensino Médio
          As unidades poderão adotar distribuições cumulativas, com pontuação
          30/35/35 ou pontuação 10/10/10. O primeiro modelo será somativo ao
          longo do ano e o segundo modelo será de composição de média final
          anual. Para os componentes curriculares da Formação Geral Básica, está
          prevista a aplicação de atividades avaliativas com pontuações que deverão
          ser lançadas no sistema Lyceum, conforme o regime de notas adotado.

     44  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49