Page 44 - Guia para Implementação do Ensino Médio
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Como sugestão, os Itinerários de Formação Interdisciplinar poderão ser
articulados com as temáticas da Mostra Marista de Conhecimento, Arte
e Cultura e da Mostra de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação,
bem como com a Simulação Internacional Marista (SIM). É necessário, ao
longo da etapa, valorar o trabalho individual e em grupo para contribuir
com o desenvolvimento de lideranças e das competências gerais da BNCC
nos estudantes.
Ao fim da etapa, o resultado das atividades e dos projetos desenvolvidos
deverá ser lançado no sistema Lyceum na Av1 dos Itinerários para a 1ª e a
2ª séries.
Para a 3ª série, os Itinerários de Formação Interdisciplinar apresentam
caráter preparatório para vestibulares e Enem, com lançamento no campo
Av1, correspondendo à avaliação diversificada. A avaliação, nesse caso,
contemplará:
1. a realização das atividades propostas em sala, como resolução de itens,
debates e demais práticas propostas pelo docente;
2. a entrega das listas de exercícios, apresentação de resumos, mapas
mentais, cálculos, resoluções, produções textuais, dentre outros que
sejam solicitados ao longo do trimestre;
3. a frequência e a qualidade de acesso à plataforma Iônica no percurso
Prepara (trilha on-line percorrida no curso da plataforma Iônica – emis-
são de relatórios pelo docente no ambiente “Classe” da plataforma).
4.3 Sistema avaliativo do Ensino Médio
As unidades poderão adotar distribuições cumulativas, com pontuação
30/35/35 ou pontuação 10/10/10. O primeiro modelo será somativo ao
longo do ano e o segundo modelo será de composição de média final
anual. Para os componentes curriculares da Formação Geral Básica, está
prevista a aplicação de atividades avaliativas com pontuações que deverão
ser lançadas no sistema Lyceum, conforme o regime de notas adotado.
44 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte