Page 40 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 40
4. Avaliação da Aprendizagem
do Ensino Médio
No intuito de promover uma educação integral de qualidade, apresenta-
mos a proposta do processo de avaliação da aprendizagem, com foco na
continuidade da reflexão e organização pedagógica. Nesse contexto, para
a construção do sistema avaliativo do Ensino Médio, partimos da perspec-
tiva de reflexão sobre a ação, baseada em procedimentos sistemáticos de
coleta, análise e interpretação de informações, com o objetivo de analisar
o processo de ensino e aprendizagem e tomar decisões para ajustar a ação
presente e melhorar a ação futura.
As premissas de diversificação metodológica dos processos avaliativos, o
uso de diferentes instrumentos e a pactuação da quantidade de processos
por etapa visam qualificar a avaliação da aprendizagem. Para isso, conside-
ram a aferição das competências maristas em todas as categorias: acadê-
mica, política, ético-estética e tecnológica. Outra premissa preservada é a
avaliação como parte do ato pedagógico que tem o estudante como centro
do processo educativo, propiciando que ele seja protagonista, por meio do
ensino por investigação, dos projetos pedagógicos e de intervenção social
e sequências didáticas com foco na aprendizagem significativa.
As atividades avaliativas estão organizadas a partir de diferentes estratégias
pedagógicas, com o intuito de fomentar a utilização de diferentes meto-
dologias, favorecer as múltiplas habilidades dos estudantes e promover
contextos diversos de interação e desenvolvimento.
A Avaliação Somativa, em formato de teste ou prova, tem como obje-
tivo avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado
processo educacional. Para o Ensino Médio, a atividade deverá apresentar
60% de questões objetivas e 40% de questões discursivas .
4
4. PIANTINO, A. C. et. al. Diretrizes para avaliação da aprendizagem: ensino fundamental e ensino médio. Brasília, UBEE, 2023.
40 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte