Page 40 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 40

4. Avaliação da Aprendizagem

          do Ensino Médio


          No intuito de promover uma educação integral de qualidade, apresenta-
          mos a proposta do processo de avaliação da aprendizagem, com foco na
          continuidade da reflexão e organização pedagógica. Nesse contexto, para
          a construção do sistema avaliativo do Ensino Médio, partimos da perspec-
          tiva de reflexão sobre a ação, baseada em procedimentos sistemáticos de
          coleta, análise e interpretação de informações, com o objetivo de analisar
          o processo de ensino e aprendizagem e tomar decisões para ajustar a ação
          presente e melhorar a ação futura.

          As premissas de diversificação metodológica dos processos avaliativos, o
          uso de diferentes instrumentos e a pactuação da quantidade de processos
          por etapa visam qualificar a avaliação da aprendizagem. Para isso, conside-
          ram a aferição das competências maristas em todas as categorias: acadê-
          mica, política, ético-estética e tecnológica. Outra premissa preservada é a
          avaliação como parte do ato pedagógico que tem o estudante como centro
          do processo educativo, propiciando que ele seja protagonista, por meio do
          ensino por investigação, dos projetos pedagógicos e de intervenção social
          e sequências didáticas com foco na aprendizagem significativa.
          As atividades avaliativas estão organizadas a partir de diferentes estratégias
          pedagógicas, com o intuito de fomentar a utilização de diferentes meto-
          dologias, favorecer as múltiplas habilidades dos estudantes e promover
          contextos diversos de interação e desenvolvimento.

          A Avaliação Somativa, em formato de teste ou prova, tem como obje-
          tivo avaliar os resultados da aprendizagem ao término de determinado
          processo educacional. Para o Ensino Médio, a atividade deverá apresentar
          60% de questões objetivas e 40% de questões discursivas .
                                                               4


          4. PIANTINO, A. C. et. al. Diretrizes para avaliação da aprendizagem: ensino fundamental e ensino médio. Brasília, UBEE, 2023.

     40  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45