Page 43 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 43

Língua Inglesa – 2ª série: presente na FGB e na FIC da solução SME. O
          professor trabalhará o componente curricular com foco no componente
          (FGB) e concomitantemente na área de Linguagens e suas Tecnologias
          (FIC). No entanto, realizará somente os três (3) instrumentos avaliativos
          (Av1, Av2 e Av3), conforme indicado no quadro avaliativo da série, para
          evitar, assim, a duplicação de avaliações.




          4.2 Avaliação nos Itinerários de
          Formação Interdisciplinar

          Para os Itinerários de Formação Interdisciplinar, a avaliação da aprendi-
          zagem deverá utilizar-se dos projetos pedagógicos para a 1ª e a 2ª séries,
          de acordo com o calendário letivo, integrando o itinerário escolhido pelo
          estudante ao Projeto Político-Pedagógico-Pastoral das unidades. Ao longo
          da etapa letiva, os estudantes desenvolverão uma série de atividades que
          contribuirão para o desenvolvimento das habilidades e competências
          previstas para o itinerário escolhido. Essas atividades irão compor um
          portfólio de aprendizagem que, com a culminância do projeto do itinerário,
          será alvo de avaliação e de análise do docente para a nota trimestral.

          Como estratégia avaliativa para os projetos pedagógicos realizados, o
          professor deverá utilizar Rubricas Avaliativas, que permitem avaliar os está-
          gios de desenvolvimento das habilidades e competências trabalhadas na
          etapa letiva. Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos processos
          e o alcance das metas pré-estabelecidas pelos participantes dos projetos, é
          fundamental a atuação integrada do vice-diretor educacional, dos coorde-
          nadores pedagógicos e dos coordenadores de área no acompanhamento
          dos processos de elaboração e execução das propostas pedagógicas e
          dos planos de ação. Assim, garante-se a execução das etapas nos prazos
          pré-estabelecidos e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões funda-
          mentais para que os estudantes possam, de fato, desenvolver as habilidades
          e competências associadas às propostas pedagógicas de cada projeto.

 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  43
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48