Page 43 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 43
Língua Inglesa – 2ª série: presente na FGB e na FIC da solução SME. O
professor trabalhará o componente curricular com foco no componente
(FGB) e concomitantemente na área de Linguagens e suas Tecnologias
(FIC). No entanto, realizará somente os três (3) instrumentos avaliativos
(Av1, Av2 e Av3), conforme indicado no quadro avaliativo da série, para
evitar, assim, a duplicação de avaliações.
4.2 Avaliação nos Itinerários de
Formação Interdisciplinar
Para os Itinerários de Formação Interdisciplinar, a avaliação da aprendi-
zagem deverá utilizar-se dos projetos pedagógicos para a 1ª e a 2ª séries,
de acordo com o calendário letivo, integrando o itinerário escolhido pelo
estudante ao Projeto Político-Pedagógico-Pastoral das unidades. Ao longo
da etapa letiva, os estudantes desenvolverão uma série de atividades que
contribuirão para o desenvolvimento das habilidades e competências
previstas para o itinerário escolhido. Essas atividades irão compor um
portfólio de aprendizagem que, com a culminância do projeto do itinerário,
será alvo de avaliação e de análise do docente para a nota trimestral.
Como estratégia avaliativa para os projetos pedagógicos realizados, o
professor deverá utilizar Rubricas Avaliativas, que permitem avaliar os está-
gios de desenvolvimento das habilidades e competências trabalhadas na
etapa letiva. Com o intuito de garantir uma gestão eficiente dos processos
e o alcance das metas pré-estabelecidas pelos participantes dos projetos, é
fundamental a atuação integrada do vice-diretor educacional, dos coorde-
nadores pedagógicos e dos coordenadores de área no acompanhamento
dos processos de elaboração e execução das propostas pedagógicas e
dos planos de ação. Assim, garante-se a execução das etapas nos prazos
pré-estabelecidos e a qualidade do trabalho dos envolvidos, questões funda-
mentais para que os estudantes possam, de fato, desenvolver as habilidades
e competências associadas às propostas pedagógicas de cada projeto.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 43