Page 42 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 42
de Ciências Humanas e pela equipe técnica da unidade. A SIM reproduz os
debates realizados por comitês e conferências internacionais promovidos
pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo geral, para
o 9º ano e o Ensino Médio (até a 2ª série), a promoção do protagonismo dos
estudantes e a reflexão crítica sobre a geopolítica, por meio da participação
em simulações de debates de organismos internacionais. A culminância
do Projeto Pedagógico da ONU se dará no 2º trimestre.
Os projetos institucionais conferem a identidade marista a nossa Rede e
estimamos a aplicação deles nas etapas letivas do ano vigente.
A seguir, detalhamos as especificidades por itinerário formativo. Ressal-
tamos que as tabelas constantes nesta orientação apresentam as notas
com a sigla AV + número correspondente. No entanto, no sistema Lyceum,
o docente encontrará a indicação E (número) + P (número) para o lança-
mento, conforme padrão sistêmico.
Código Código
Avaliação Avaliação
Lyceum Lyceum
AV1 E1_P1 AV1 E1_P3
AV2 E1_P2 AV2 E1_P4
4.1 Avaliação da Formação Geral Básica
Para o processo avaliativo da FGB, os componentes curriculares abrangerão
as habilidades tratadas nas duas frentes presentes na solução educacional
SME: FGB e FIC de forma conjunta. Portanto, a divisão de pontos nas etapas
letivas e nos componentes visa garantir o alinhamento com o sistema
de avaliação vigente. A fim de evitarmos a duplicidade de instrumentos
avaliativos, compreendemos que a FGB e a FIC serão trabalhadas de
maneira integrada pelos componentes curriculares. Sobre isso, temos o
exemplo a seguir:
42 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte