Page 42 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 42

de Ciências Humanas e pela equipe técnica da unidade. A SIM reproduz os
          debates realizados por comitês e conferências internacionais promovidos
          pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo geral, para
          o 9º ano e o Ensino Médio (até a 2ª série), a promoção do protagonismo dos
          estudantes e a reflexão crítica sobre a geopolítica, por meio da participação
          em simulações de debates de organismos internacionais. A culminância
          do Projeto Pedagógico da ONU se dará no 2º trimestre.

          Os projetos institucionais conferem a identidade marista a nossa Rede e
          estimamos a aplicação deles nas etapas letivas do ano vigente.
          A seguir, detalhamos as especificidades por itinerário formativo. Ressal-
          tamos que as tabelas constantes nesta orientação apresentam as notas
          com a sigla AV + número correspondente. No entanto, no sistema Lyceum,
          o docente encontrará a indicação E (número) + P (número) para o lança-
          mento, conforme padrão sistêmico.


                                Código                            Código
             Avaliação                         Avaliação
                               Lyceum                            Lyceum
                AV1             E1_P1             AV1             E1_P3


                AV2             E1_P2             AV2             E1_P4




          4.1 Avaliação da Formação Geral Básica


          Para o processo avaliativo da FGB, os componentes curriculares abrangerão
          as habilidades tratadas nas duas frentes presentes na solução educacional
          SME: FGB e FIC de forma conjunta. Portanto, a divisão de pontos nas etapas
          letivas e nos componentes visa garantir o alinhamento com o sistema
          de avaliação vigente. A fim de evitarmos a duplicidade de instrumentos
          avaliativos, compreendemos que a FGB e a FIC serão trabalhadas de
          maneira integrada pelos componentes curriculares. Sobre isso, temos o
          exemplo a seguir:
     42  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte                                             Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47