Page 41 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 41
A Avaliação Diversificada é um modelo de atividade única ou o conjunto
de diferentes estratégias desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, que
se distinguem de exames ou provas escritas. São exemplos de avaliação
diversificada: projetos temáticos ou interdisciplinares, mapas mentais,
produções artísticas, construções de protótipos, seminários, saraus,
dramatizações, portfólios, entre outros. Sugerimos a continuidade das
formações de equipe técnica e docente sobre projetos pedagógicos,
rubricas avaliativas e demais eixos estruturantes das Matrizes Curriculares
do Brasil Marista.
Nos Projetos Pedagógicos, as atividades são organizadas com o intuito de
situar a concepção e as práticas educativas na escola, buscando compreen-
der e construir respostas possíveis diante do conhecimento e das mudanças
sociais . Como projetos pedagógicos, figuram as Mostras Maristas e os
5
Projetos Pedagógicos da ONU (Organização das Nações Unidas), que, para
o Ensino Médio, será a Simulação Internacional Marista (SIM).
As Mostras Maristas compreendem eventos que promovem a aprendiza-
gem experiencial, como culminância dos projetos desenvolvidos interna-
mente em cada unidade. As mostras deverão ser realizadas no 1º e no 3º
trimestres, à escolha da unidade para a 1ª e a 2ª séries . Compreendendo a
6
importância do aprendizado interdisciplinar e entre áreas do conhecimento,
as Mostras Maristas foram definidas como Mostra Marista de Conheci-
mento, Arte e Cultura, em que há a abrangência da área de Linguagens, e
Mostra Marista de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação, em que
as áreas de destaque são Ciências e Matemática. A unidade deve incentivar
que outras áreas participem, de modo a fomentar a interdisciplinaridade e
a integração entre os saberes.
O Projeto Pedagógico da ONU para o Ensino Médio compreende a Simula-
ção Internacional Marista (SIM) para a 1ª e a 2ª séries, coordenada pela área
5. UMBRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. União Marista do Brasil:
Brasília, 2010.
6. PIANTINO, A. C. et.al. Diretrizes para avaliação da aprendizagem: ensino fundamental e médio [livro eletrônico]. Brasília,
DF: União Brasileira de Educação e Ensino, 2023.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 41