Page 41 - Guia para Implementação do Ensino Médio
P. 41

A Avaliação Diversificada é um modelo de atividade única ou o conjunto
          de diferentes estratégias desenvolvidas no cotidiano da sala de aula, que
          se distinguem de exames ou provas escritas. São exemplos de avaliação
          diversificada: projetos temáticos ou interdisciplinares, mapas mentais,
          produções artísticas, construções de protótipos, seminários, saraus,
          dramatizações, portfólios, entre outros. Sugerimos a continuidade das
          formações de equipe técnica e docente sobre projetos pedagógicos,
          rubricas avaliativas e demais eixos estruturantes das Matrizes Curriculares
          do Brasil Marista.

          Nos Projetos Pedagógicos, as atividades são organizadas com o intuito de
          situar a concepção e as práticas educativas na escola, buscando compreen-
          der e construir respostas possíveis diante do conhecimento e das mudanças
          sociais . Como projetos pedagógicos, figuram as Mostras Maristas e os
                5
          Projetos Pedagógicos da ONU (Organização das Nações Unidas), que, para
          o Ensino Médio, será a Simulação Internacional Marista (SIM).
          As Mostras Maristas compreendem eventos que promovem a aprendiza-
          gem experiencial, como culminância dos projetos desenvolvidos interna-
          mente em cada unidade. As mostras deverão ser realizadas no 1º e no 3º
          trimestres, à escolha da unidade para a 1ª e a 2ª séries . Compreendendo a
                                                           6
          importância do aprendizado interdisciplinar e entre áreas do conhecimento,

          as Mostras Maristas foram definidas como Mostra Marista de Conheci-
          mento, Arte e Cultura, em que há a abrangência da área de Linguagens, e
          Mostra Marista de Empreendedorismo Social, Ciência e Inovação, em que
          as áreas de destaque são Ciências e Matemática. A unidade deve incentivar
          que outras áreas participem, de modo a fomentar a interdisciplinaridade e
          a integração entre os saberes.

          O Projeto Pedagógico da ONU para o Ensino Médio compreende a Simula-
          ção Internacional Marista (SIM) para a 1ª e a 2ª séries, coordenada pela área
          5. UMBRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. União Marista do Brasil:
          Brasília, 2010.
          6. PIANTINO, A. C. et.al. Diretrizes para avaliação da aprendizagem: ensino fundamental e médio [livro eletrônico]. Brasília,
          DF: União Brasileira de Educação e Ensino, 2023.

 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  41
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46