Page 77 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 77
Itinerário Formativo Engenharias e Matemática (Malha A unidades de grande porte)
Itinerário Formativo Optativo de Engenharias e Matemática
3ª série do Ensino Médio
Explorar a matemática aplicada a fenômenos naturais com mode-
TEMA lagens algébricas e geométricas para resolução de problemas co-
tidianos
Carga horária
semanal 3 aulas — 150 minutos (módulo/ aula de 50 min)
Carga horária 100 horas
anual
Construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada à di-
ferentes situações. Utilizando da linguagem matemática, a partir
de conjuntos de símbolos, códigos e semântica próprias, e aplica-
das em diferentes contextos sociais, para compreender a matemá-
tica enquanto ferramenta no processo de aprendizagem e enten-
EMENTA dimento de mundo. Uso de diferentes funções algébricas, análises
(Objetos do estatísticas, cálculos probabilísticos, visão geométrico-espacial,
conhecimento) nas áreas relativas à economia, artes, mídias, entre outras abor-
dando de forma interdisciplinares e transdisciplinares a matemá-
tica como conhecimento fundamental para se construir significa-
tivamente os conteúdos estudados. Compreensão de significados
matemáticos de acordo com as diversas abordagens aplicadas em
distintas áreas do conhecimento.
Investigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do
conhecimento Matemática e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
Habilidades dos
Eixos Estruturantes EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 77