Page 77 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 77

Itinerário Formativo Engenharias e Matemática (Malha A unidades de grande porte)

                     Itinerário Formativo Optativo de Engenharias e Matemática
                                  3ª série do Ensino Médio
                            Explorar a matemática aplicada a fenômenos naturais com mode-
                 TEMA       lagens algébricas e geométricas para resolução de problemas co-
                            tidianos
              Carga horária
                semanal     3 aulas — 150 minutos (módulo/ aula de 50 min)
              Carga horária    100 horas
                 anual
                            Construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada à di-
                            ferentes situações. Utilizando da linguagem matemática, a partir
                            de conjuntos de símbolos, códigos e semântica próprias, e aplica-
                            das em diferentes contextos sociais, para compreender a matemá-
                            tica enquanto ferramenta no processo de aprendizagem e enten-
                EMENTA      dimento de mundo. Uso de diferentes funções algébricas, análises
               (Objetos do  estatísticas, cálculos probabilísticos, visão geométrico-espacial,
              conhecimento)  nas áreas relativas à economia, artes, mídias, entre outras abor-
                            dando de forma interdisciplinares e transdisciplinares a matemá-
                            tica como conhecimento fundamental para se construir significa-
                            tivamente os conteúdos estudados. Compreensão de significados
                            matemáticos de acordo com as diversas abordagens aplicadas em
                            distintas áreas do conhecimento.
                            Investigação científica
                 Eixos      Processos criativos
              Estruturantes  Mediação e intervenção sociocultural
                            Empreendedorismo
                Áreas do
              conhecimento  Matemática e suas Tecnologias

                            EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
                            EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
             Habilidades dos
            Eixos Estruturantes  EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
                            EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
                            EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.










                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  77
   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82