Page 74 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 74
3ª série Ensino Médio
Itinerário Formativo Optativo de Humanidades e Linguagens (Malha A unidades de grande
porte e Malha C unidades de pequeno porte e sociais)
Itinerário Formativo Optativo de Humanidades e Linguagens
3ª série do Ensino Médio
Contextualização e articulação de saberes da sociedade e das mani-
TEMA
festações artísticas e literárias.
Carga horária
semanal 3 aulas — 150 minutos (módulo/ aula de 50 min)
Carga horária 100 horas
anual
Gêneros textuais. Correlação entre os múltiplos gêneros textu-
ais. Tendências estéticas na arte e na literatura. Integração entre
diversas manifestações culturais. Efeitos de sentido, uso e fenô-
EMENTA menos da língua materna. Processo dialético entre mundo e ho-
(Objetos do mem. Realidades espaciais, temporais, sociais, culturais, políticas,
conhecimento) religiosas, econômicas, ambientais e tecnológicas. Diálogo com
os instrumentos, as perspectivas e as singularidades do mundo
digital. Alterações histórico-sociais e suas consequências para a
vida do indivíduo e da sociedade.
Investigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
conhecimento Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
Habilidades dos EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
Eixos Estruturantes EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
74 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte