Page 72 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 72
Carga horária 200 horas
anual
Introdução à lógica. Lógica nas Ciências Sociais e Humanas; Com-
putação e Matemática aplicada a era de dados. Lógica das Ciências
da Natureza: Lógica da Narrativa; lógica dos jogos; Matemática
e pesquisa; Computação e Matemática aplicada a era dos dados;
Matemática e Ciências da Natureza; Matemática e Engenharia;
Matemática e Economia. Histórico da alimentação ao longo da
evolução humana. Importância da alimentação para os seres vivos,
EMENTA em especial o ser humano. Produção de alimentos e seus impactos
(Objetos do nos ecossistemas e na qualidade de vida do ser humano. Aspectos
que estão direta ou indiretamente relacionados à alimentação do
conhecimento) ser humano; como os alimentos (especialmente os processados
e ultraprocessados) são apresentados ao consumidor; diferentes
formas de preparo dos alimentos e os métodos de conservação.
Como se dá a percepção do sabor dos alimentos. Culinária afeti-
va. O futuro da alimentação humana. Diferença entre segurança
alimentar e segurança de alimentos. Conceito de fome oculta. Im-
pactos ambientais da produção de alimentos. Alternativas para a
construção de cidades mais sustentáveis.
Investigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do Matemática e suas Tecnologias
conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG01, EMIFCG02, EMIFCG03, EMIFCG04, EMIFCG05,
EMIFCG06, EMIFCG07, EMIFCG08, EMIFCG09, EMIFCG10,
EMIFCG11, EMIFCG12, EMIFCNT01, EMIFCNT02, EMIFCNT03,
Habilidades dos EMIFCNT04, EMIFCNT05, EMIFCNT06, EMIFCNT07,
Eixos Estruturantes EMIFCNT08, EMIFCNT09, EMIFCNT10, EMIFCNT11,
EMIFCNT12, EMIFMAT04, EMIFMAT10, EMIFG07, EMIFG08,
EMIFG09, EMIFMAT03, EMIFCG04, EMIFMAT05, EMIFCG05,
EMIFCG11, EMIFCG012, EMIFMAT06, EMIFMAT11.
72 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte