Page 67 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 67
2ª série do Ensino Médio
Itinerário Formativo Optativo de Humanidades e Linguagens (Colégios de grande porte, pe-
queno porte e sociais)
Itinerário Formativo Optativo de Humanidades e Linguagens
2ª série do Ensino Médio
TEMA Patrimônios culturais: cinema, música e teatro
Carga horária 6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)
semanal
Carga horária
anual 200 horas
Patrimônio, memória e referências culturais. Políticas de pre-
servação. Tipos de patrimônio, reconhecimento e tombamento.
EMENTA Diversidade cultural, representatividade e disputas de grupos so-
(Objetos do ciais. Patrimônio cultural e sociedade. Arte, sociedade e cultura.
conhecimento) A arte através do tempo. A importância das produções artísticas.
Arte e mercado de trabalho. Produção teatral, musical e audiovi-
sual, projetos de produção cultural.
Investigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
EMIFCHSA01; EMIFCHSA02; EMIFCHSA03; EMIFCHSA04;
EMIFCHSA05; EMIFCHSA06; EMIFCHSA07; EMIFCHSA08;
Habilidades dos EMIFCHSA09; EMIFCHSA10; EMIFCHSA11; EMIFCHSA12;
Eixos Estruturantes EMIFLGG01; EMIFLGG02; EMIFLGG03; EMIFLGG04;
EMIFLGG05; EMIFLGG06; EMIFLGG07; EMIFLGG08;
EMIFLGG09; EMIFLGG10; EMIFLGG11; EMIFLGG12.
Licenciados em Língua Portuguesa, Artes visuais ou Cênicas,
Perfil docente Música, História, Sociologia ou Filosofia. Desejável familiaridade e
experiência com produtos e produções artísticas e culturais.
Dispositivos eletrônicos conectados à internet, biblioteca, salas de
Recursos criação colaborativa, auditório, saídas de campo a museus, exposi-
ções, saraus, festivais e outros eventos artístico-culturais.
Portfólio de aprendizagens físico ou virtual. A avaliação será tri-
Avaliação
mestral com regime de aprovação anual.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 67