Page 67 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 67

2ª série do Ensino Médio
          Itinerário Formativo Optativo de Humanidades e Linguagens (Colégios de grande porte, pe-
          queno porte e sociais)

                    Itinerário Formativo Optativo de Humanidades e Linguagens
                                  2ª série do Ensino Médio
                 TEMA       Patrimônios culturais: cinema, música e teatro
              Carga horária    6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)
                semanal
              Carga horária
                 anual      200 horas
                            Patrimônio, memória e referências culturais.  Políticas  de pre-
                            servação. Tipos de patrimônio, reconhecimento e tombamento.
                EMENTA      Diversidade cultural, representatividade e disputas de grupos so-
               (Objetos do  ciais. Patrimônio cultural e sociedade. Arte, sociedade e cultura.
              conhecimento)  A arte através do tempo. A importância das produções artísticas.
                            Arte e mercado de trabalho. Produção teatral, musical e audiovi-
                            sual, projetos de produção cultural.
                            Investigação científica
                 Eixos      Processos criativos
              Estruturantes  Mediação e intervenção sociocultural
                            Empreendedorismo
                Áreas do    Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
              conhecimento  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
                            EMIFCHSA01; EMIFCHSA02; EMIFCHSA03; EMIFCHSA04;
                            EMIFCHSA05; EMIFCHSA06; EMIFCHSA07; EMIFCHSA08;
             Habilidades dos  EMIFCHSA09; EMIFCHSA10; EMIFCHSA11; EMIFCHSA12;
            Eixos Estruturantes  EMIFLGG01; EMIFLGG02; EMIFLGG03; EMIFLGG04;
                            EMIFLGG05; EMIFLGG06; EMIFLGG07; EMIFLGG08;
                            EMIFLGG09; EMIFLGG10; EMIFLGG11; EMIFLGG12.
                            Licenciados em Língua Portuguesa, Artes visuais ou Cênicas,
              Perfil docente  Música, História, Sociologia ou Filosofia. Desejável familiaridade e
                            experiência com produtos e produções artísticas e culturais.
                            Dispositivos eletrônicos conectados à internet, biblioteca, salas de
                Recursos    criação colaborativa, auditório, saídas de campo a museus, exposi-
                            ções, saraus, festivais e outros eventos artístico-culturais.
                            Portfólio de aprendizagens físico ou virtual. A avaliação será tri-
               Avaliação
                            mestral com regime de aprovação anual.




                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  67
   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72