Page 64 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 64
Áreas do
conhecimento Matemática e suas Tecnologias
(EMIFCG01); (EMIFCG02); (EMIFCG03); (EMIFCG04);
(EMIFCG05); (EMIFCG06); (EMIFCG07); (EMIFCG08);
Habilidades dos (EMIFCG09); (EMIFCGI2); (EMIFMATOI); (EMIFMAT02);
Eixos Estruturantes (EMIFMAT03); (EMIFMAT04); (EMIFMATOS); (EMIFMAT06);
(EMIFMAT07); (EMIFMAT08); (EMIFMAT09); (EMIFMATIO);
(EMIFMATII); (EMIFMATI2).
Recomenda-se, para desenvolver esse itinerário, a distribuição da
carga horária entre dois professores: o primeiro com formação em
Licenciatura em Matemática e outro, com carga horária menor, da
área de Humanas e suas tecnologias (Sociologia e História). Essa
Perfil docente orientação justifica-se pelas temáticas tratadas na perspectiva
sócio-histórico-cultural, como, por exemplo, os planos econômi-
cos no Brasil e noções sobre o desenvolvimento do capitalismo. É
necessário, ainda, que estes profissionais tenham habilidades com
o uso de recursos tecnológicos.
Quadro, smartphone ou tablet, projetor, material do itinerário for-
Recursos
mativo, acesso à internet.
Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral
Avaliação
com regime de aprovação anual.
Espera-se que, ao final deste itinerário, o estudante seja capaz de
observar e utilizar, de forma crítica, informações sobre economia,
Perfil do
Egresso educação financeira, empreendedorismo, mercado de crédito, in-
vestimento e previdência, sendo capaz de utilizar esses saberes em
seu projeto de vida.
Itinerário Formativo Optativo de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática (Colégios de
pequeno porte e sociais):
Itinerário Formativo Optativo de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
1ª série do Ensino Médio
TEMA Educação financeira e desenvolvimento sustentável
Carga horária
semanal 6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)
Carga horária 200 horas
anual
64 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte