Page 64 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 64

Áreas do
              conhecimento  Matemática e suas Tecnologias

                            (EMIFCG01); (EMIFCG02); (EMIFCG03); (EMIFCG04);
                            (EMIFCG05); (EMIFCG06); (EMIFCG07); (EMIFCG08);
             Habilidades dos  (EMIFCG09); (EMIFCGI2); (EMIFMATOI); (EMIFMAT02);
            Eixos Estruturantes  (EMIFMAT03); (EMIFMAT04); (EMIFMATOS); (EMIFMAT06);
                            (EMIFMAT07); (EMIFMAT08); (EMIFMAT09); (EMIFMATIO);
                            (EMIFMATII); (EMIFMATI2).
                            Recomenda-se, para desenvolver esse itinerário, a distribuição da
                            carga horária entre dois professores: o primeiro com formação em
                            Licenciatura em Matemática e outro, com carga horária menor, da
                            área de Humanas e suas tecnologias (Sociologia e História). Essa
              Perfil docente  orientação justifica-se pelas temáticas tratadas na perspectiva
                            sócio-histórico-cultural, como, por exemplo, os planos econômi-
                            cos no Brasil e noções sobre o desenvolvimento do capitalismo. É
                            necessário, ainda, que estes profissionais tenham habilidades com
                            o uso de recursos tecnológicos.
                            Quadro, smartphone ou tablet, projetor, material do itinerário for-
                Recursos
                            mativo, acesso à internet.
                            Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral
               Avaliação
                            com regime de aprovação anual.
                            Espera-se que, ao final deste itinerário, o estudante seja capaz de
                            observar e utilizar, de forma crítica, informações sobre economia,
                Perfil do
                Egresso     educação financeira, empreendedorismo, mercado de crédito, in-
                            vestimento e previdência, sendo capaz de utilizar esses saberes em
                            seu projeto de vida.


          Itinerário Formativo Optativo de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática (Colégios de
          pequeno porte e sociais):

             Itinerário Formativo Optativo de Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
                                  1ª série do Ensino Médio
                 TEMA       Educação financeira e desenvolvimento sustentável
              Carga horária
                semanal     6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)
              Carga horária    200 horas
                 anual




           64  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69