Page 62 - Guia para implementação do Ensino Médio
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Evolução do conhecimento nas Ciências Médicas. Pesquisa, ob-
                            tenção e ação de novos fármacos. Tecnologias relacionadas à ma-
                            nutenção da saúde e à prática médica. Ferramentas biotecnológi-
                            cas modernas para diagnóstico e tratamento de doenças. Questões
                            éticas e sociais relacionadas à prática médica. Pesquisa básica e
                            aplicada em medicina. Perspectivas, tendências e possibilidades
                            para as Ciências Médicas. Histórico da Agenda 2030 e do desenvol-
                EMENTA      vimento sustentável; dimensões da sustentabilidade; panorama
               (Objetos do  do uso da água (conflitos mundiais; interferências no ciclo hidro-
              conhecimento)  lógico e suas consequências; contaminantes; poluição plástica e
                            perda de biodiversidade). Inovação (dentro e fora do contexto de
                            sustentabilidade), indicadores de sustentabilidade, importância
                            da comunicação (e técnicas e dicas para torná-la mais efetiva),
                            importância da ciência e de diversos atores para alcançar os ODS,
                            ferramentas de análise (de projetos e de autoavaliação). Sanea-
                            mento básico, tratamento da água e disponibilidade hídrica no
                            Brasil. Processos produtivos e desenvolvimento sustentável.
                            Investigação científica
                 Eixos      Processos criativos
              Estruturantes  Mediação e intervenção sociocultural
                            Empreendedorismo
                Áreas do
              conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias

                            EMIFCG01; EMIFCG02; EMIFCG03; EMIFCG04; EMIFCG05;
                            EMIFCG06; EMIFCG07; EMIFCG08; EMIFCG09; EMIFCG10;
             Habilidades dos  EMIFCG11; EMIFCG12, EMIFCNT01; EMIFCNT02; EMIFCNT03;
            Eixos Estruturantes  EMIFCNT04; EMIFCNT05; EMIFCNT06; EMIFCNT07;
                            EMIFCNT08; EMIFCNT09; EMIFCNT10; EMIFCNT11;
                            EMIFCNT12.

                            Professores de Educação Básica da área de Ciências da Natureza
                            (Biologia, Física ou Química), com predominância para a área de
                            Biologia, seguida por Química e Física. O professor deverá possuir
                            conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de
                            aprendizagem, práticas pedagógicas investigativas, condução de
              Perfil docente  atividades investigativas em laboratório, coordenação de proces-
                            sos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão, trabalho em
                            grupo), e condução e orientação para o desenvolvimento de proje-
                            tos. Além disso, o professor deve possuir conhecimentos e aptidão
                            para o uso de tecnologias de informática, internet, plataformas
                            educacionais, aplicativos e simuladores.






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