Page 62 - Guia para implementação do Ensino Médio
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Evolução do conhecimento nas Ciências Médicas. Pesquisa, ob-
tenção e ação de novos fármacos. Tecnologias relacionadas à ma-
nutenção da saúde e à prática médica. Ferramentas biotecnológi-
cas modernas para diagnóstico e tratamento de doenças. Questões
éticas e sociais relacionadas à prática médica. Pesquisa básica e
aplicada em medicina. Perspectivas, tendências e possibilidades
para as Ciências Médicas. Histórico da Agenda 2030 e do desenvol-
EMENTA vimento sustentável; dimensões da sustentabilidade; panorama
(Objetos do do uso da água (conflitos mundiais; interferências no ciclo hidro-
conhecimento) lógico e suas consequências; contaminantes; poluição plástica e
perda de biodiversidade). Inovação (dentro e fora do contexto de
sustentabilidade), indicadores de sustentabilidade, importância
da comunicação (e técnicas e dicas para torná-la mais efetiva),
importância da ciência e de diversos atores para alcançar os ODS,
ferramentas de análise (de projetos e de autoavaliação). Sanea-
mento básico, tratamento da água e disponibilidade hídrica no
Brasil. Processos produtivos e desenvolvimento sustentável.
Investigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do
conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG01; EMIFCG02; EMIFCG03; EMIFCG04; EMIFCG05;
EMIFCG06; EMIFCG07; EMIFCG08; EMIFCG09; EMIFCG10;
Habilidades dos EMIFCG11; EMIFCG12, EMIFCNT01; EMIFCNT02; EMIFCNT03;
Eixos Estruturantes EMIFCNT04; EMIFCNT05; EMIFCNT06; EMIFCNT07;
EMIFCNT08; EMIFCNT09; EMIFCNT10; EMIFCNT11;
EMIFCNT12.
Professores de Educação Básica da área de Ciências da Natureza
(Biologia, Física ou Química), com predominância para a área de
Biologia, seguida por Química e Física. O professor deverá possuir
conhecimento e aptidão para trabalhar com metodologias ativas de
aprendizagem, práticas pedagógicas investigativas, condução de
Perfil docente atividades investigativas em laboratório, coordenação de proces-
sos de aprendizagem coletivos (grupos de discussão, trabalho em
grupo), e condução e orientação para o desenvolvimento de proje-
tos. Além disso, o professor deve possuir conhecimentos e aptidão
para o uso de tecnologias de informática, internet, plataformas
educacionais, aplicativos e simuladores.
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