Page 60 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 60
Anexo 3 – Ementas Itinerários Formativos Optativos 2024
Apresentamos, para organização das aprendizagens essenciais e planejamento anual docente,
as ementas dos Itinerários Formativos Optativos FIOs de 2024. Informamos que a organização
pedagógica dos itinerários optativos consta em nossas pastas compartilhadas nas seguintes
equipes Teams: Repositório GSE_Pedagógico (de acesso da vice-direção educacional) e Ensino
Médio – Coordenadores e Orientadores (de acesso dos coordenadores pedagógicos e orientado-
res educacionais).
1ª série Ensino Médio
Itinerário Formativo Optativo de Humanidades e Linguagens (Colégios de pequeno e grande
porte e Escolas Sociais):
Itinerário Formativo Optativo de Humanidades e Linguagens
1ª série do Ensino Médio
TEMA Redes Sociais e Trabalho
Carga horária 6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)
semanal
Carga horária
anual 200 horas
Gêneros textuais argumentativos: apreciação e réplica. Processos
de criação artística. Arte e tecnologia. Elementos paralinguísti-
cos e cinésicos. Matrizes étnicas, estéticas e culturais. Fake news e
pós-verdade. Direitos autorais. Jogos eletrônicos. Comunicação,
linguagem, língua e discurso. Fatores de textualidade. Marketing
digital e de influência. Elementos da comunicação e funções da
linguagem. Variação linguística nos textos e nos contextos cul-
turais. Modalização textual. Multissemioses e hipertextualidade
nas linguagens tecnológicas. Cultura e cotidiano na modernida-
EMENTA de e pós-modernidade. Formas de comunicação e seus impactos
(Objetos do nas relações sociais. Linguagem e relações de poder. Globaliza-
conhecimento) ção, empréstimos e estrangeirismos. Desigualdade social e pre-
conceito linguístico. Tensões entre cultura popular e cultura eru-
dita. Violência: formas, dimensões, agentes e grupos receptores.
História das relações trabalhistas. Desigualdade social e trabalho.
Ordem econômica e globalização. Representatividade no mundo
do trabalho. Organização do Estado Moderno e suas relações de
poder. O trabalho em contextos variados: comunidades indígenas
e quilombolas. Movimentos sociais e participação política. Uberi-
zação do trabalho. Propaganda e discurso no mundo do trabalho.
Política e cultura nas relações de trabalho.
60 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte