Page 65 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 65
Histórico da Agenda 2030 e do desenvolvimento sustentável; di-
mensões da sustentabilidade; panorama do uso da água (conflitos
mundiais; interferências no ciclo hidrológico e suas consequên-
cias; contaminantes; poluição plástica e perda de biodiversidade).
Inovação (dentro e fora do contexto de sustentabilidade); indica-
EMENTA dores de sustentabilidade; importância da comunicação (e técni-
(Objetos do cas e dicas para torná-la mais efetiva); importância da ciência e
conhecimento) de diversos atores para alcançar os ODS; ferramentas de análise
(de projetos e de autoavaliação). Saneamento básico, tratamento
da água e disponibilidade hídrica no Brasil. Processos produtivos
e desenvolvimento. Educação Financeira. Economia: sua história
e fenômenos. Planejamento Financeiro e Orçamento: aposenta-
doria.
lnvestigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do Matemática e suas Tecnologias
conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFMATOI; EMIFMAT02; EMIFMAT03; EMIFMAT04;
EMIFMATOS; EMIFMAT06; EMIFMAT07; EMIFMAT08;
EMIFMAT09; EMIFMATIO; EMIFMATII; EMIFMATI2; EMIFCG01;
Habilidades dos EMIFCG02; EMIFCG03; EMIFCG04; EMIFCG05; EMIFCG06;
Eixos Estruturantes EMIFCG07; EMIFCG08; EMIFCG09; EMIFCG10; EMIFCG11;
EMIFCG12, EMIFCNT01; EMIFCNT02; EMIFCNT03; EMIFCNT04;
EMIFCNT05; EMIFCNT06; EMIFCNT07; EMIFCNT08;
EMIFCNT09; EMIFCNT10; EMIFCNT11; EMIFCNT12.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 65