Page 70 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 70
O estudante egresso do Itinerário Formativo de Ciências da Vida
e Saúde terá a oportunidade de desenvolver uma formação sólida
e crítica em relação aos conhecimentos e aos processos inerentes
ao fazer científico, sendo capacitado a atuar pautado em princípios
éticos, possuindo uma postura ativa na busca de informações e na
construção de conhecimentos relacionados às Ciências Naturais,
com grande capacidade de inovação, protagonismo nos diferen-
Perfil do tes processos trabalhados, comunicação, trabalho coletivo, senso
Egresso
crítico e postura ecologicamente e socialmente responsáveis. Além
disso, o egresso será capacitado para o uso e desenvolvimento de
tecnologias, para a análise e o desenvolvimento de processos re-
lacionados às práticas investigativas, e terá capacidade de inter-
venção e resolução criativa dos problemas apresentados no seu
ambiente, levando em consideração limitações éticas e posições
contraditórias.
Itinerário Formativo Optativo de Engenharias e Matemática (Colégios de grande porte):
Itinerário Formativo de Engenharias e Matemática
2ª série do Ensino Médio
TEMA Lógica matemática e Matemática no cotidiano
Carga horária 6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)
semanal
Carga horária 200 horas
anual
Introdução à lógica. Lógica nas Ciências Sociais e Humanas; Com-
putação e Matemática aplicada a era de dados. Lógica das Ciências
EMENTA da Natureza: lógica da narrativa; lógica dos jogos; Matemática
e pesquisa; Computação e Matemática aplicada a era dos dados;
(Objetos do Matemática e Ciências da Natureza; Matemática e Engenharia;
conhecimento) Matemática e Economia. Matemática e pesquisa; Computação e
Matemática aplicada a era dos dados; Matemática e Ciências da
Natureza; Matemática e Engenharia; Matemática e Economia.
Investigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
70 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte