Page 71 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 71

Áreas do    Matemática e suas Tecnologias
              conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                            EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
                            EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
             Habilidades dos
            Eixos Estruturantes  EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
                            EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
                            EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
                            Licenciado em Matemática; licenciado em Física ou Biologia.
                            Recomenda-se, para desenvolver esse itinerário, a distribuição da
                            carga horária entre dois professores: o primeiro com formação em
                            Licenciatura em Matemática e outro da área de Física ou Biologia.

              Perfil docente  Essa orientação justifica-se pelos temas serem tratados na pers-
                            pectiva sócio-histórico-cultural, como, por exemplo, o trabalho
                            com o capítulo 3: Lógica nas ciências da natureza, que, entre outros
                            conteúdos, apresenta o que são a ciência e os métodos. É necessá-
                            rio, ainda, que estes profissionais tenham habilidades com o uso de
                            recursos tecnológicos.
                            Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário for-
                Recursos    mativo, Excel; acesso à internet. Laboratório escolar e material de
                            laboratório, livro didático.
                            Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral
               Avaliação
                            com regime de aprovação anual.
                            O aluno que optar por este itinerário terá a oportunidade de de-
                            senvolver habilidades e competências relacionadas ao raciocínio
                Perfil do   lógico, ao uso da estatística e à sua estruturação. Essas competên-
                Egresso     cias auxiliarão esse estudante na resolução de problemas nos mais
                            diversos contextos, e aplicar esse conhecimento à realidade ao seu
                            redor.


          Itinerário Formativo Optativo de Ciências da Vida, Engenharias e Matemática (Colégios de
          pequeno e Escolas Sociais):

                  Itinerário Formativo Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
                                  2ª série do Ensino Médio
                 TEMA       Lógica Matemática e Ciência e Alimentação
              Carga horária
                semanal     6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)





                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  71
   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76