Page 76 - Guia para implementação do Ensino Médio
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Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia na atualidade.
                            Ocorrência e investigação de fenômenos naturais referentes ao
                            universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à vida em
                EMENTA      toda a sua complexidade, bem como as formas de conservação e
               (Objetos do  preservação desse meio. Dimensões práticas da vida humana sob o
              conhecimento)  olhar científico. Propostas de intervenção pautadas em evidências
                            científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
                            Desenvolvimento de atitudes e a valores de respeito e convivência
                            em relação ao meio, buscando a sustentabilidade.
                            Investigação científica
                 Eixos      Processos criativos
              Estruturantes  Mediação e intervenção sociocultural
                            Empreendedorismo
                Áreas do
              conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                            EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
             Habilidades dos  EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
            Eixos Estruturantes  EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
                            EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
                            EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
                            Licenciados em Biologia, Física ou Química. Essa orientação
                            justifica-se pelos temas serem tratados na perspectiva sócio-his-
                            tórico-cultural que contempla os três anos do Ensino Médio. É
              Perfil docente
                            necessário, ainda, que estes profissionais tenham habilidades com
                            o uso de recursos tecnológicos digitais que irão compor a trilha de
                            aprendizagem personalizada na plataforma educacional.
                            Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário
                            formativo, Excel; acesso à internet. Sala de criação colaborativa, la-
                Recursos
                            boratório escolar, auditório, biblioteca, saídas de campo, espaços
                            educativos da escola e entorno.
                            Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento
               Avaliação    nas aulas. Realização da trilha digital. A avaliação será trimestral
                            com regime de aprovação anual.
                            O aluno que optar por este itinerário terá a oportunidade de de-
                            senvolver habilidades e competências relacionadas à investigação
                            científica, elaboração de soluções para desafios contemporâneos,
                Perfil do   bem como reconhecer-se como parte essencial da casa comum cola-
                Egresso     borando para a sustentabilidade do planeta Terra. Essas competên-
                            cias auxiliarão esse estudante na resolução de problemas nos mais
                            diversos contextos e a aplicar esse conhecimento à realidade ao seu
                            redor tornando-se parte ativa e protagonista da sociedade.




           76  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
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