Page 76 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 76
Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia na atualidade.
Ocorrência e investigação de fenômenos naturais referentes ao
universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à vida em
EMENTA toda a sua complexidade, bem como as formas de conservação e
(Objetos do preservação desse meio. Dimensões práticas da vida humana sob o
conhecimento) olhar científico. Propostas de intervenção pautadas em evidências
científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
Desenvolvimento de atitudes e a valores de respeito e convivência
em relação ao meio, buscando a sustentabilidade.
Investigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do
conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
Habilidades dos EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
Eixos Estruturantes EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Licenciados em Biologia, Física ou Química. Essa orientação
justifica-se pelos temas serem tratados na perspectiva sócio-his-
tórico-cultural que contempla os três anos do Ensino Médio. É
Perfil docente
necessário, ainda, que estes profissionais tenham habilidades com
o uso de recursos tecnológicos digitais que irão compor a trilha de
aprendizagem personalizada na plataforma educacional.
Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário
formativo, Excel; acesso à internet. Sala de criação colaborativa, la-
Recursos
boratório escolar, auditório, biblioteca, saídas de campo, espaços
educativos da escola e entorno.
Resolução de exercícios e simulados. Participação e engajamento
Avaliação nas aulas. Realização da trilha digital. A avaliação será trimestral
com regime de aprovação anual.
O aluno que optar por este itinerário terá a oportunidade de de-
senvolver habilidades e competências relacionadas à investigação
científica, elaboração de soluções para desafios contemporâneos,
Perfil do bem como reconhecer-se como parte essencial da casa comum cola-
Egresso borando para a sustentabilidade do planeta Terra. Essas competên-
cias auxiliarão esse estudante na resolução de problemas nos mais
diversos contextos e a aplicar esse conhecimento à realidade ao seu
redor tornando-se parte ativa e protagonista da sociedade.
76 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte