Page 81 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 81
Gêneros textuais. Correlação entre os múltiplos gêneros textuais.
Tendências estéticas na arte e na literatura. Integração entre di-
versas manifestações culturais. Efeitos de sentido e uso da língua
materna. Processo dialético entre mundo e homem. Realidades es-
paciais, temporais, sociais, culturais, políticas, religiosas, econô-
micas, ambientais e tecnológicas. Diálogo com os instrumentos,
as perspectivas e as singularidades do mundo digital. Alterações
histórico-sociais e suas consequências para a vida do indivíduo e
da sociedade. Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia
na atualidade. Ocorrência e investigação de fenômenos naturais
referentes ao universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia
e à vida em toda a sua complexidade, bem como as formas de con-
EMENTA servação e preservação desse meio. Dimensões práticas da vida
(Objetos do humana sob o olhar científico. Propostas de intervenção pautadas
conhecimento) em evidências científicas. Contextos culturais e sociais interliga-
dos às ciências. Desenvolvimento de atitudes e a valores de respei-
to e convivência em relação ao meio.
Estudo da linguagem matemática a partir de conjuntos de símbo-
los, códigos, sintaxe e semântica próprias. Compreensão da mate-
mática a partir de relações políticas e histórico-sociais enquanto
produto da cultura de determinada época. Uso estatístico, pro-
babilístico, geométrico, e nas áreas relativas à economia, artes,
mídias, entre outras. Abordagens interdisciplinares e transdis-
ciplinares da matemática como fundamentais para se construir
significativamente os conteúdos matemáticos estudados. Com-
preensão de significados matemáticos de acordo com as diversas
abordagens das áreas do conhecimento.
Investigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Áreas do Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
Habilidades dos
Eixos Estruturantes EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 81