Page 81 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 81

Gêneros textuais. Correlação entre os múltiplos gêneros textuais.
                            Tendências estéticas na arte e na literatura. Integração entre di-
                            versas manifestações culturais. Efeitos de sentido e uso da língua
                            materna. Processo dialético entre mundo e homem. Realidades es-
                            paciais, temporais, sociais, culturais, políticas, religiosas, econô-
                            micas, ambientais e tecnológicas. Diálogo com os instrumentos,
                            as perspectivas e as singularidades do mundo digital. Alterações
                            histórico-sociais e suas consequências para a vida do indivíduo e
                            da sociedade. Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia
                            na atualidade. Ocorrência e investigação de fenômenos naturais
                            referentes ao universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia
                            e à vida em toda a sua complexidade, bem como as formas de con-
                EMENTA      servação e preservação desse meio. Dimensões práticas da vida
               (Objetos do  humana sob o olhar científico. Propostas de intervenção pautadas
              conhecimento)  em evidências científicas. Contextos culturais e sociais interliga-
                            dos às ciências. Desenvolvimento de atitudes e a valores de respei-
                            to e convivência em relação ao meio.
                            Estudo da linguagem matemática a partir de conjuntos de símbo-
                            los, códigos, sintaxe e semântica próprias. Compreensão da mate-
                            mática a partir de relações políticas e histórico-sociais enquanto
                            produto da cultura de determinada época. Uso estatístico, pro-
                            babilístico, geométrico, e nas áreas relativas à economia, artes,
                            mídias, entre outras. Abordagens interdisciplinares e transdis-
                            ciplinares da matemática como fundamentais para se construir
                            significativamente os conteúdos matemáticos estudados. Com-
                            preensão de significados matemáticos de acordo com as diversas
                            abordagens das áreas do conhecimento.
                            Investigação científica
                 Eixos      Processos criativos
              Estruturantes  Mediação e intervenção sociocultural
                            Empreendedorismo
                            Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
                Áreas do    Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
              conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias
                            Matemática e suas Tecnologias
                            EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
                            EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
             Habilidades dos
            Eixos Estruturantes  EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
                            EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
                            EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.






                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  81
   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86