Page 79 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 79
Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia na atualidade.
Ocorrência e investigação de fenômenos naturais referentes ao
universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à vida em
toda a sua complexidade, bem como as formas de conservação e
preservação desse meio. Dimensões práticas da vida humana sob o
olhar científico. Propostas de intervenção pautadas em evidências
científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
EMENTA Desenvolvimento de atitudes e a valores de respeito e convivência
(Objetos do em relação ao meio, buscando a sustentabilidade. Construção de
conhecimento) uma visão integrada da Matemática, aplicada à diferentes situa-
ções. Utilizando da linguagem matemática, a partir de conjuntos
de símbolos, códigos e semântica próprias, e aplicadas em diferen-
tes contextos sociais, para compreender a matemática enquan-
to ferramenta no processo de aprendizagem e entendimento de
mundo. Uso de diferentes funções algébricas, análises estatísticas,
cálculos probabilísticos, visão geométrico-espacial, nas áreas re-
lativas à economia, artes, mídias, entre outras.
Investigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Áreas do
conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias
EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
Habilidades dos
Eixos Estruturantes EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
Licenciados em Biologia, Física ou Química e Matemática. Essa
orientação justifica-se pelos temas serem tratados na perspectiva
sócio-histórico-cultural que contempla os três anos do Ensino Mé-
Perfil docente
dio. É necessário, ainda, que estes profissionais tenham habilidades
com o uso de recursos tecnológicos digitais que irão compor a trilha
de aprendizagem personalizada na plataforma educacional.
Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário
formativo, Excel; acesso à internet. Sala de criação colaborativa, la-
Recursos
boratório escolar, auditório, biblioteca, saídas de campo, espaços
educativos da escola e entorno.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 79