Page 79 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 79

Desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia na atualidade.
                            Ocorrência e investigação de fenômenos naturais referentes ao
                            universo, ao espaço, ao tempo, à matéria, à energia e à vida em
                            toda a sua complexidade, bem como as formas de conservação e
                            preservação desse meio. Dimensões práticas da vida humana sob o
                            olhar científico. Propostas de intervenção pautadas em evidências
                            científicas. Contextos culturais e sociais interligados às ciências.
                EMENTA      Desenvolvimento de atitudes e a valores de respeito e convivência
               (Objetos do  em relação ao meio, buscando a sustentabilidade. Construção de
              conhecimento)  uma visão integrada da Matemática, aplicada à diferentes situa-
                            ções. Utilizando da linguagem matemática, a partir de conjuntos
                            de símbolos, códigos e semântica próprias, e aplicadas em diferen-
                            tes contextos sociais, para compreender a matemática enquan-
                            to ferramenta no processo de aprendizagem e entendimento de
                            mundo. Uso de diferentes funções algébricas, análises estatísticas,
                            cálculos probabilísticos, visão geométrico-espacial, nas áreas re-
                            lativas à economia, artes, mídias, entre outras.
                            Investigação científica
                 Eixos      Processos criativos
              Estruturantes  Mediação e intervenção sociocultural
                            Empreendedorismo
                Áreas do
              conhecimento  Ciências da Natureza e suas Tecnologias

                            EMIFCG02; EMIFCG05; EMIFMAT01; EMIFMAT02; EMIFMAT03;
                            EMIFCG01; EFMICG09; EFMICG10; EMIFCG03; EMIFCG06;
             Habilidades dos
            Eixos Estruturantes  EMIFCG012; MIFMAT04; EMIFMAT10; EMIFG07; EMIFG08;
                            EMIFG09; EMIFMAT03; EMIFCG04; EMIFMAT05; EMIFCG05;
                            EMIFCG11; EMIFCG012; EMIFMAT06; EMIFMAT11.
                            Licenciados em Biologia, Física ou Química e Matemática. Essa
                            orientação justifica-se pelos temas serem tratados na perspectiva
                            sócio-histórico-cultural que contempla os três anos do Ensino Mé-
              Perfil docente
                            dio. É necessário, ainda, que estes profissionais tenham habilidades
                            com o uso de recursos tecnológicos digitais que irão compor a trilha
                            de aprendizagem personalizada na plataforma educacional.
                            Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário
                            formativo, Excel; acesso à internet. Sala de criação colaborativa, la-
                Recursos
                            boratório escolar, auditório, biblioteca, saídas de campo, espaços
                            educativos da escola e entorno.








                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  79
   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84