Page 78 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 78

Licenciados em Matemática. Os temas serão tratados na perspec-
                            tiva sócio-histórico-cultural que contempla os três anos do Ensino
              Perfil docente  Médio. É necessário, ainda, que estes profissionais tenham habili-
                            dades com o uso de recursos tecnológicos digitais que irão compor
                            a trilha de aprendizagem personalizada na plataforma educacional.
                            Quadro, smartphone ou tablet; data show; material do itinerário
                            formativo, Excel; acesso à internet. Sala de criação colaborativa, la-
                Recursos
                            boratório escolar, auditório, biblioteca, saídas de campo, espaços
                            educativos da escola e entorno.
                            O processo avaliativo é de caráter singular mensurando a partici-
                            pação e engajamento das atividades propostas pelo docente. Es-
                            tratégias como aula expositiva dialogada, resolução de exercícios,
               Avaliação
                            simulados, e execução da trilha digital, são fatores que compõem
                            esse processo avaliativo. A avaliação ocorrerá por trimestre com re-
                            gime de aprovação anual.
                            O aluno que optar por este itinerário terá a oportunidade de desen-
                            volver habilidades e competências relacionadas à investigação, cál-
                            culo e linguagem matemática para a resolução de problemas. Essas
                Perfil do   competências auxiliarão esse estudante nos mais diversos contex-
                Egresso
                            tos e concepções de sujeito e sociedade e a aplicar esse conhecimen-
                            to à realidade ao seu redor tornando-se parte ativa e protagonista
                            da sociedade.


          Itinerário Formativo Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática (Malha C privadas pequeno
          porte e sociais)

               Itinerário Formativo Optativo Ciências da Saúde, Engenharias e Matemática
                                  3ª série do Ensino Médio
                            Aprendizagens essenciais que correlacionam fenômenos naturais
                            e a perspectiva científico-tecnológica frente às demandas da so-
                 TEMA
                            ciedade. Utilizando modelagens matemáticas como ferramenta de
                            construção de parte do conhecimento.
              Carga horária
                semanal     3 aulas — 150 minutos (módulo/ aula de 50 min)

              Carga horária    100 horas
                 anual









           78  Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83