Page 73 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 73
Licenciado em Matemática, Física, Química ou Biologia. Reco-
menda-se, para desenvolver esse itinerário, a distribuição da carga
horária entre três professores: um de matemática e um de física
para trabalhar a parte de lógica matemática e outro de biologia ou
química para trabalhar com ciência e alimentação.
O professor deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar
Perfil docente com metodologias ativas de aprendizagem, práticas pedagógicas
investigativas, condução de atividades investigativas em laborató-
rio, coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos
de discussão, trabalho em grupo) e condução e orientação para o
desenvolvimento de projetos. Além disso, o professor deve possuir
conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de informática,
internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores.
Sala de aula, computador/smartphone, acesso à internet, laboratório
Recursos escolar e material de laboratório, livro didático, data show, estrutura
para edição/impressão, acesso a aplicativos/softwares específicos.
A avaliação do itinerário será realizada em três etapas letivas por
Avaliação meio da construção de portfólios de atividade e projetos com regime
de aprovação anual.
O estudante egresso deste itinerário terá a oportunidade de desen-
volver habilidades e competências relacionadas ao raciocínio lógi-
co, ao uso da estatística e à sua estruturação. O estudante possuirá
uma formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos e aos
processos inerentes ao fazer científico, sendo capacitado a atuar
pautado em princípios éticos, possuindo uma postura ativa na bus-
ca de informações e na construção de conhecimentos relacionados
às Ciências Naturais, com grande capacidade de inovação, protago-
Perfil do nismo nos diferentes processos trabalhados, comunicação, traba-
Egresso lho coletivo, senso crítico e postura ecologicamente e socialmente
responsáveis. Além disso, o egresso será capacitado para o uso e
desenvolvimento de tecnologias, para a análise e o desenvolvimen-
to de processos relacionados às práticas investigativas, capacidade
de intervenção e resolução criativa dos problemas apresentados no
seu ambiente, levando em consideração limitações éticas e posições
contraditórias. Essas competências auxiliarão esse estudante na
resolução de problemas nos mais diversos contextos, e aplicar esse
conhecimento à realidade ao seu redor.
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 73