Page 73 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 73

Licenciado em Matemática, Física, Química ou Biologia. Reco-
                            menda-se, para desenvolver esse itinerário, a distribuição da carga
                            horária entre três professores: um de matemática e um de física
                            para trabalhar a parte de lógica matemática e outro de biologia ou
                            química para trabalhar com ciência e alimentação.
                            O professor deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar
              Perfil docente  com metodologias ativas de aprendizagem, práticas pedagógicas
                            investigativas, condução de atividades investigativas em laborató-
                            rio, coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos
                            de discussão, trabalho em grupo) e condução e orientação para o
                            desenvolvimento de projetos. Além disso, o professor deve possuir
                            conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de informática,
                            internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores.
                            Sala de aula, computador/smartphone, acesso à internet, laboratório
                Recursos    escolar e material de laboratório, livro didático, data show, estrutura
                            para edição/impressão, acesso a aplicativos/softwares específicos.
                            A avaliação do itinerário será realizada em três etapas letivas por
               Avaliação    meio da construção de portfólios de atividade e projetos com regime
                            de aprovação anual.
                            O estudante egresso deste itinerário terá a oportunidade de desen-
                            volver habilidades e competências relacionadas ao raciocínio lógi-
                            co, ao uso da estatística e à sua estruturação. O estudante possuirá
                            uma formação sólida e crítica em relação aos conhecimentos e aos
                            processos inerentes ao fazer científico, sendo capacitado a atuar
                            pautado em princípios éticos, possuindo uma postura ativa na bus-
                            ca de informações e na construção de conhecimentos relacionados
                            às Ciências Naturais, com grande capacidade de inovação, protago-
                Perfil do   nismo nos diferentes processos trabalhados, comunicação, traba-
                Egresso     lho coletivo, senso crítico e postura ecologicamente e socialmente
                            responsáveis. Além disso, o egresso será capacitado para o uso e
                            desenvolvimento de tecnologias, para a análise e o desenvolvimen-
                            to de processos relacionados às práticas investigativas, capacidade
                            de intervenção e resolução criativa dos problemas apresentados no
                            seu ambiente, levando em consideração limitações éticas e posições
                            contraditórias.  Essas competências auxiliarão esse estudante na
                            resolução de problemas nos mais diversos contextos, e aplicar esse
                            conhecimento à realidade ao seu redor.











                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  73
   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78