Page 68 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 68
Sujeito fruidor das artes, reflexivo, criativo e propositivo, com sen-
sibilidade estética e responsabilidade social; apto à pesquisa, à me-
Perfil do diação, à crítica e à produção artística e cultural, de patrimônios
Egresso culturais, materiais e imateriais; capaz de fazer intervenções na sua
própria realidade por meio da arte e da cultura, visando o seu proje-
to de vida articulado ao bem comum.
Itinerário Formativo Optativo de Ciências da Vida e da Saúde (Colégios de grande porte):
Itinerário Formativo Ciências da Vida e da Saúde
2ª série do Ensino Médio
TEMA Ciência no cotidiano e na alimentação
Carga horária 6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)
semanal
Carga horária 200 horas
anual
Histórico da alimentação ao longo da evolução humana. Impor-
tância da alimentação para os seres vivos, em especial o ser huma-
no. Produção de alimentos e seus impactos nos ecossistemas e na
qualidade de vida do ser humano. Aspectos que estão direta ou in-
diretamente relacionados à alimentação do ser humano. como os
alimentos (especialmente os processados e ultraprocessados) são
apresentados ao consumidor. As diferentes formas de preparo dos
alimentos e os métodos de conservação. Como se dá a percepção
do sabor dos alimentos. Culinária afetiva. O futuro da alimentação
humana. Diferença entre segurança alimentar e segurança de ali-
EMENTA mentos. Conceito de fome oculta. Impactos ambientais da produ-
(Objetos do ção de alimentos. Alternativas para a construção de cidades mais
conhecimento) sustentáveis. Construção civil: materiais utilizados na construção
de moradias, impacto ambiental, a importância da eletricidade
nas residências, alternativas ecologicamente mais sustentáveis
para o setor. Produtos de higiene pessoal e do ambiente: principais
substâncias, vantagens e desvantagens de seu uso, e tendências de
mercado. Práticas de consumo e os impactos ambientais decorren-
tes do consumismo da atualidade. Lazer e atividades associadas ao
bem-estar e à qualidade de vida do ser humano. Corpo e movimen-
to: exercícios físicos, mecânica do corpo humano, funcionamento
do corpo humano em atletas de alto rendimento, acessibilidade às
práticas esportivas.
68 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte