Page 63 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 63
Sala de aula, computador/celular/smartphone, acesso à internet,
laboratório escolar e material de laboratório, livro didático, data
Recursos
show, estrutura para edição/impressão, acesso a aplicativos/softwa-
res específicos.
Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral
Avaliação
com regime de aprovação anual.
O estudante egresso do Itinerário Formativo de Ciências da Vida
e Saúde terá a oportunidade de desenvolver uma formação sólida
e crítica em relação aos conhecimentos e aos processos inerentes
ao fazer científico, sendo capacitado a atuar pautado em princípios
éticos, possuindo uma postura ativa na busca de informações e na
construção de conhecimentos relacionados às Ciências Naturais,
Perfil do com grande capacidade de inovação, protagonismo nos diferen-
Egresso tes processos trabalhados, comunicação, trabalho coletivo, senso
crítico e postura ecologicamente e socialmente responsáveis. Além
disso, o egresso será capacitado para o uso e desenvolvimento de
tecnologias, para a análise e o desenvolvimento de processos re-
lacionados às práticas investigativas, capacidade de intervenção e
resolução criativa dos problemas apresentados no seu ambiente, le-
vando em consideração limitações éticas e posições contraditórias.
Itinerário Formativo Optativo de Engenharias e Matemática (Colégios de grande porte):
Itinerário Formativo Optativo de Engenharias e Matemática
1ª série do Ensino Médio
TEMA Educação Financeira e Estatística
Carga horária
semanal 6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)
Carga horária 200 horas
anual
Educação financeira. Economia: sua história e fenômenos. Plane-
EMENTA jamento financeiro e orçamento: aposentadoria. Estatística apli-
(Objetos do cada ao marketing. Políticas públicas, indústria, corporativismo na
conhecimento) saúde e no esporte. Estatística aplicada a níveis estratégico, tático
e operacional. Estudo de viabilidade e suas aplicações.
lnvestigação científica
Eixos Processos criativos
Estruturantes Mediação e intervenção sociocultural
Empreendedorismo
Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte 63