Page 63 - Guia para implementação do Ensino Médio
P. 63

Sala de aula, computador/celular/smartphone, acesso à  internet,
                            laboratório escolar e material de laboratório, livro didático, data
                Recursos
                            show, estrutura para edição/impressão, acesso a aplicativos/softwa-
                            res específicos.
                            Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral
               Avaliação
                            com regime de aprovação anual.
                            O estudante egresso do Itinerário Formativo de Ciências da Vida
                            e Saúde  terá a oportunidade de desenvolver uma formação sólida
                            e crítica em relação aos conhecimentos e aos processos inerentes
                            ao fazer científico, sendo capacitado a atuar pautado em princípios
                            éticos, possuindo uma postura ativa na busca de informações e na
                            construção de conhecimentos relacionados às  Ciências Naturais,
                Perfil do   com grande capacidade de  inovação, protagonismo nos diferen-
                Egresso     tes processos trabalhados,  comunicação, trabalho coletivo, senso
                            crítico e postura ecologicamente e socialmente responsáveis. Além
                            disso, o egresso será capacitado para o uso e desenvolvimento de
                            tecnologias, para a análise e o desenvolvimento de processos re-
                            lacionados às práticas investigativas, capacidade de intervenção e
                            resolução criativa dos problemas apresentados no seu ambiente, le-
                            vando em consideração limitações éticas e posições contraditórias.


          Itinerário Formativo Optativo de Engenharias e Matemática (Colégios de grande porte):

                     Itinerário Formativo Optativo de Engenharias e Matemática
                                  1ª série do Ensino Médio
                 TEMA       Educação Financeira e Estatística
              Carga horária
                semanal     6 aulas – 300 minutos (módulo/ aula de 50 min.)
              Carga horária    200 horas
                 anual
                            Educação financeira. Economia: sua história e fenômenos. Plane-
                EMENTA      jamento financeiro e orçamento: aposentadoria. Estatística apli-
               (Objetos do  cada ao marketing. Políticas públicas, indústria, corporativismo na
              conhecimento)  saúde e no esporte. Estatística aplicada a níveis estratégico, tático
                            e operacional. Estudo de viabilidade e suas aplicações.
                            lnvestigação científica
                 Eixos      Processos criativos
              Estruturantes  Mediação e intervenção sociocultural
                            Empreendedorismo




                            Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte  63
   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68