Page 66 - Guia para implementação do Ensino Médio
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Recomenda-se, para desenvolver esse itinerário, a distribuição da
carga horária entre dois professores: o primeiro com formação em
Licenciatura em Matemática e outro da área de Natureza e suas
tecnologias.
Essa orientação justifica-se pelas temáticas tratadas na perspectiva
sócio-histórico-culturais, como, por exemplo, os planos econômi-
cos no Brasil e noções sobre o desenvolvimento do capitalismo. É
necessário, ainda, que estes profissionais tenham habilidades com
Perfil docente o uso de recursos tecnológicos.
O professor deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar
com metodologias ativas de aprendizagem, práticas pedagógicas
investigativas, condução de atividades investigativas em laborató-
rio, coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos
de discussão, trabalho em grupo) e condução e orientação para o
desenvolvimento de projetos. Além disso, o professor deve possuir
conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de informática,
internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores.
Quadro, smartphone ou tablet, projetor, material do itinerário for-
Recursos
mativo, acesso à internet.
Avaliação Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral
com regime de aprovação anual.
O estudante egresso deste itinerário terá a oportunidade de de-
senvolver habilidades e competências relacionadas ao observar e
utilizar, de forma crítica, informações sobre economia, educação
financeira, empreendedorismo, mercado de crédito, investimento e
previdência, sendo capaz de utilizar esses saberes em seu projeto de
vida. O estudante possuirá uma formação sólida e crítica em relação
aos conhecimentos e aos processos inerentes ao fazer científico,
sendo capacitado a atuar pautado em princípios éticos, possuin-
do uma postura ativa na busca de informações e na construção de
Perfil do conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, com grande ca-
Egresso pacidade de inovação, protagonismo nos diferentes processos tra-
balhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e postura
ecologicamente e socialmente responsáveis. Além disso, o egresso
será capacitado para o uso e desenvolvimento de tecnologias, para
a análise e o desenvolvimento de processos relacionados às práticas
investigativas, capacidade de intervenção e resolução criativa dos
problemas apresentados no seu ambiente, levando em considera-
ção limitações éticas e posições contraditórias. Essas competências
auxiliarão esse estudante na resolução de problemas nos mais di-
versos contextos, e aplicar esse conhecimento à realidade ao seu
redor.
66 Guia para implementação do Ensino Médio no Marista Centro-Norte