Page 66 - Guia para implementação do Ensino Médio
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Recomenda-se, para desenvolver esse itinerário, a distribuição da
                            carga horária entre dois professores: o primeiro com formação em
                            Licenciatura em Matemática e outro da área de Natureza e suas
                            tecnologias.
                            Essa orientação justifica-se pelas temáticas tratadas na perspectiva
                            sócio-histórico-culturais, como, por exemplo, os planos econômi-
                            cos no Brasil e noções sobre o desenvolvimento do capitalismo. É
                            necessário, ainda, que estes profissionais tenham habilidades com
              Perfil docente  o uso de recursos tecnológicos.
                            O professor deverá possuir conhecimento e aptidão para trabalhar
                            com metodologias ativas de aprendizagem, práticas pedagógicas
                            investigativas, condução de atividades investigativas em laborató-
                            rio, coordenação de processos de aprendizagem coletivos (grupos
                            de discussão, trabalho em grupo) e condução e orientação para o
                            desenvolvimento de projetos. Além disso, o professor deve possuir
                            conhecimentos e aptidão para o uso de tecnologias de informática,
                            internet, plataformas educacionais, aplicativos e simuladores.
                            Quadro, smartphone ou tablet, projetor, material do itinerário for-
                Recursos
                            mativo, acesso à internet.

               Avaliação    Portfólio de atividades físico ou virtual. A avaliação será trimestral
                            com regime de aprovação anual.
                            O estudante egresso deste itinerário terá a oportunidade de de-
                            senvolver habilidades e competências relacionadas ao observar e
                            utilizar, de forma crítica, informações sobre economia, educação
                            financeira, empreendedorismo, mercado de crédito, investimento e
                            previdência, sendo capaz de utilizar esses saberes em seu projeto de
                            vida. O estudante possuirá uma formação sólida e crítica em relação
                            aos conhecimentos e aos processos inerentes ao fazer científico,
                            sendo capacitado a atuar pautado em princípios éticos, possuin-
                            do uma postura ativa na busca de informações e na construção de
                Perfil do   conhecimentos relacionados às Ciências Naturais, com grande ca-
                Egresso     pacidade de inovação, protagonismo nos diferentes processos tra-
                            balhados, comunicação, trabalho coletivo, senso crítico e postura
                            ecologicamente e socialmente responsáveis. Além disso, o egresso
                            será capacitado para o uso e desenvolvimento de tecnologias, para
                            a análise e o desenvolvimento de processos relacionados às práticas
                            investigativas, capacidade de intervenção e resolução criativa dos
                            problemas apresentados no seu ambiente, levando em considera-
                            ção limitações éticas e posições contraditórias.  Essas competências
                            auxiliarão esse estudante na resolução de problemas nos mais di-
                            versos contextos, e aplicar esse conhecimento à realidade ao seu
                            redor.




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