Page 17 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Capítulo 2
A aprendizagem por competências e habilidades em Ciências da Natureza
Ao tratar a temática ensino e aprendizagem na educação brasileira, esbarra-se na
formação do profissional atuante nos segmentos educacionais e nas concepções
de aprendizagem baseada em competências e habilidades. A formação desses
profissionais tem respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei
9394/06, Artigo 62, a qual determina que:
A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-
-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida,
como formação mínima para o exercício do magistério na educa-
ção infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a
oferecida em nível médio, na modalidade normal.
(Redação dada pela lei nº 13.415, de 2017)
Atualmente contamos com vasta bibliografia sobre essa atuação representada
por meio de estudos e pesquisas com o intuito de subsidiar o desempenho desses
profissionais nos processos de ensino e aprendizagem realizados no ambiente es-
colar. As instituições de ensino superior que ofertam cursos de licenciatura plena
destinados aos profissionais que atuarão no segmento do Ensino Fundamental
Anos Iniciais o fazem por meio do curso de Pedagogia.
A pedagogia é uma área de conhecimento que investiga a reali-
dade educativa, no geral e no particular [...] busca a explicitação
de objetivos e formas de intervenção metodológica e organizativa
em instâncias de atividade educativa implicadas no processo de
transmissão/apropriação ativa de saberes e modos de ação.
(LIBÂNEO, 2007, p.51-52)
Tendo isso em vista, ressaltamos a relevância da pedagogia para o conhecimen-
to e a compreensão do contexto educativo, considerando o entendimento dos
objetivos e, sobretudo, das maneiras de intervir nas aprendizagens por meio de
metodologias, as quais podem oportunizar aos estudantes o protagonismo de sua
aprendizagem. Levando em conta que o profissional dos Anos Iniciais é genera-
lista, corroboramos com Libâneo ao afirmar que “O pedagogo é um profissional
que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educati-
va em suas várias modalidades e manifestações.” (2007, p.52)
A afirmação referente ao trabalho com fatos, estruturas, contextos e situações
requer opções metodológicas que oportunizem a interface entre áreas de conhe-
cimento, componentes curriculares, objetos de estudo, conteúdos nucleares,
gerando ações que contribuam para o desenvolvimento de competências. Para
isso, é necessário definir metodologias que transcendam a mera transmissão de
conhecimentos, de acordo com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do
Brasil Marista (2019, p.58):
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