Page 17 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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Capítulo 2


          A aprendizagem por competências e habilidades em Ciências da Natureza
          Ao tratar a temática ensino e aprendizagem na educação brasileira, esbarra-se na
          formação do profissional atuante nos segmentos educacionais e nas concepções
          de aprendizagem baseada em competências e habilidades. A formação desses
          profissionais tem respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei
          9394/06, Artigo 62, a qual determina que:
                      A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-
                      -á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida,
                      como formação mínima para o exercício do magistério na educa-
                      ção infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a
                      oferecida em nível médio, na modalidade normal.
                                     (Redação dada pela lei nº 13.415, de 2017)
          Atualmente contamos com vasta bibliografia sobre essa atuação representada
          por meio de estudos e pesquisas com o intuito de subsidiar o desempenho desses
          profissionais nos processos de ensino e aprendizagem realizados no ambiente es-
          colar. As instituições de ensino superior que ofertam cursos de licenciatura plena
          destinados aos profissionais que atuarão no segmento do Ensino Fundamental
          Anos Iniciais o fazem por meio do curso de Pedagogia.
                      A pedagogia é uma área de conhecimento que investiga a reali-
                      dade educativa, no geral e no particular [...] busca a explicitação
                      de objetivos e formas de intervenção metodológica e organizativa
                      em instâncias de atividade educativa implicadas no processo de
                      transmissão/apropriação ativa de saberes e modos de ação.
                                                (LIBÂNEO, 2007, p.51-52)
          Tendo isso em vista, ressaltamos a relevância da pedagogia para o conhecimen-
          to e a compreensão do contexto educativo, considerando o entendimento dos
          objetivos e, sobretudo, das maneiras de intervir nas aprendizagens por meio de
          metodologias, as quais podem oportunizar aos estudantes o protagonismo de sua
          aprendizagem. Levando em conta que o profissional dos Anos Iniciais é genera-
          lista, corroboramos com Libâneo ao afirmar que “O pedagogo é um profissional
          que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educati-
          va em suas várias modalidades e manifestações.” (2007, p.52)
          A afirmação referente ao trabalho com fatos, estruturas, contextos e situações
          requer opções metodológicas que oportunizem a interface entre áreas de conhe-
          cimento, componentes curriculares, objetos de estudo, conteúdos nucleares,
          gerando ações que contribuam para o desenvolvimento de competências. Para
          isso, é necessário definir metodologias que transcendam a mera transmissão de
          conhecimentos, de acordo com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do
          Brasil Marista (2019, p.58):



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