Page 18 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
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[...] no processo de ensino e aprendizagem, o educador é o res-
                               ponsável por selecionar, organizar, problematizar conteúdos e
                               mediar o processo, além de determinar os objetivos que estejam
                               de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo do estudan-
                               te e com a cultura e interesses infantojuvenis, reunindo vivên-
                               cias anteriores e possibilitando novas existências, dando voz a
                               diferentes culturas, negociando significados e linguagens em um
                               processo dinâmico e contínuo.
                    A mediação é um conceito postulado por Vygotsky e no Brasil, foi difundido por
                    Telma Wiesz. A autora utiliza “[...]o termo mediador para definir o papel do professor
                    [...] mediador entre o sujeito e o objeto de conhecimento [...]” (1988, p. 39-40). Esse
                    processo não permite imposição de conhecimentos nem tão pouco omissão destes.
                    A mediação realizada pelo professor deve estar centrada no trabalho, vinculando o
                    ambiente à experiência dos estudantes. Nessa perspectiva, inferimos que é nesse
                    contexto que as aulas devem acontecer nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
                    Complementando as ponderações propostas, seguimos refletindo acerca das
                    concepções de competências e habilidades, que compõem a temática ensino e
                    aprendizagem na educação brasileira. Em relação a isso, a Base Nacional Comum
                    Curricular admite que:
                               “(...) competência é definida como a mobilização de conheci-
                               mentos  (conceitos  e  procedimentos),  habilidades  (práticas,
                               cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver
                               demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da
                               cidadania e do mundo do trabalho.”
                                                               (BNCC, 2018, p. 8)
                    Complementando o estudo aqui apresentado, ratificamos que a BNCC discorre
                    sobre competências gerais e específicas. As competências gerais referem-se a
                    todas as áreas de conhecimento com perspectiva de desenvolvimento ao longo do
                    ensino fundamental. As competências específicas oportunizam a conexão entre
                    as áreas, percorrendo os componentes curriculares e assegurando a transição
                    entre os anos iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental.
                    De acordo com o exposto, podemos sintetizar que as competências são elemen-
                    tarmente mais abrangentes e, delas, emergem as habilidades. Essas são neces-
                    sárias para a promoção de ações, atitudes e procedimentos que farão com que o
                    estudante compreenda os conceitos específicos da área do conhecimento.
                    O docente deve estabelecer as etapas, aqui denominados objetivos (ou expecta-
                    tivas) de aprendizagem em seu planejamento de aula.
                    De acordo com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, as
                    competências “[...] integram saberes nas dimensões: cognitivas, afetivas, conati-
                    vas, éticas e estéticas; continuamente expressas por habilidades mobilizadas na
                    ação do sujeito, no saber fazer”. (2019, p.18). O desenvolvimento das competên-
                    cias se constitui na elaboração e movimentação de aspectos que contribuem com
                    a resolução de problemas e a conquista de objetivos.



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