Page 18 - Guia de práticas em Ciências da Natueza para os Anos Iniciais
P. 18
[...] no processo de ensino e aprendizagem, o educador é o res-
ponsável por selecionar, organizar, problematizar conteúdos e
mediar o processo, além de determinar os objetivos que estejam
de acordo com o nível de desenvolvimento cognitivo do estudan-
te e com a cultura e interesses infantojuvenis, reunindo vivên-
cias anteriores e possibilitando novas existências, dando voz a
diferentes culturas, negociando significados e linguagens em um
processo dinâmico e contínuo.
A mediação é um conceito postulado por Vygotsky e no Brasil, foi difundido por
Telma Wiesz. A autora utiliza “[...]o termo mediador para definir o papel do professor
[...] mediador entre o sujeito e o objeto de conhecimento [...]” (1988, p. 39-40). Esse
processo não permite imposição de conhecimentos nem tão pouco omissão destes.
A mediação realizada pelo professor deve estar centrada no trabalho, vinculando o
ambiente à experiência dos estudantes. Nessa perspectiva, inferimos que é nesse
contexto que as aulas devem acontecer nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Complementando as ponderações propostas, seguimos refletindo acerca das
concepções de competências e habilidades, que compõem a temática ensino e
aprendizagem na educação brasileira. Em relação a isso, a Base Nacional Comum
Curricular admite que:
“(...) competência é definida como a mobilização de conheci-
mentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas,
cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver
demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da
cidadania e do mundo do trabalho.”
(BNCC, 2018, p. 8)
Complementando o estudo aqui apresentado, ratificamos que a BNCC discorre
sobre competências gerais e específicas. As competências gerais referem-se a
todas as áreas de conhecimento com perspectiva de desenvolvimento ao longo do
ensino fundamental. As competências específicas oportunizam a conexão entre
as áreas, percorrendo os componentes curriculares e assegurando a transição
entre os anos iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental.
De acordo com o exposto, podemos sintetizar que as competências são elemen-
tarmente mais abrangentes e, delas, emergem as habilidades. Essas são neces-
sárias para a promoção de ações, atitudes e procedimentos que farão com que o
estudante compreenda os conceitos específicos da área do conhecimento.
O docente deve estabelecer as etapas, aqui denominados objetivos (ou expecta-
tivas) de aprendizagem em seu planejamento de aula.
De acordo com as Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, as
competências “[...] integram saberes nas dimensões: cognitivas, afetivas, conati-
vas, éticas e estéticas; continuamente expressas por habilidades mobilizadas na
ação do sujeito, no saber fazer”. (2019, p.18). O desenvolvimento das competên-
cias se constitui na elaboração e movimentação de aspectos que contribuem com
a resolução de problemas e a conquista de objetivos.
Guia de práticas em Ciências da Natureza para os Anos Iniciais 17